Casa dos Saberes Ancestrais

Conheça o projeto

O Projeto Casa dos Saberes Ancestrais é tributário do desejo de muitas pessoas da Unicamp de trazer, para a universidade, uma maior presença das sabedorias ancestrais, gestadas e mantidas em muitas práticas culturais que compõem a sociedade brasileira, tais como aquelas dos povos indígenas, dos quilombolas, dos caiçaras, das curandeiras...

Desejamos que, por meio dele, a Unicamp venha a se tornar uma casa para os saberes ancestrais em toda a sua diversidade. E que estes saberes sejam aqui acolhidos em suas ruínas e potencialidades, as quais são contemporâneas e necessárias à nossa vida, uma vida com e junto de outros povos humanos ou não humanos – sob a perspectiva ocidental –, povos humanos e, ao mesmo tempo, não humanos – sob muitas outras perspectivas.

No horizonte do Projeto está uma casa, um lugar de (re)encontros, um ponto de referência na paisagem onde circulem gestos – escritos, orais, corporais, espirituais, originais... – que nos auxiliem a pensar-agir para aquém-além e junto de nossas atuais referências ocidentais; que nos auxiliem a inventar outros corpos e outros modos de vida.

O Projeto Casa dos Saberes Ancestrais desdobrou-se do projeto pensado e gestado como Projeto Oca, no ano de 2017, na Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Unicamp, como resultado de inúmeras e intensas ações e conversas com pessoas de dentro e de fora da universidade, e que foi ganhando concretude e realização até os dias de hoje.

No ano de 2020, tempos de pandemia, pessoas envolvidas desde o princípio, somadas a outras que foram chegando e dando continuidade ao alicerce então criado, concentraram-se na escrita de textos e transcrições de falas, que contam a história deste “sonho”, ao mesmo tempo que o tornam matéria circulante na Unicamp pelo e-book Casa dos Saberes Ancestrais – Diálogos com Sabedorias Indígenas.

O Projeto Casa dos Saberes Ancestrais seguiu gerando articulações e gerou um novo processo de inúmeras e intensas conversas com pessoas de dentro e de fora da universidade vinculadas à cultura afro-diaspórica.

Iniciado em meados de 2020, no ano de 2021, ainda em tempos de pandemia, esse processo se desdobrou em uma nova coletânea de textos e transcrições de entrevistas que conta a história das tradições e lutas do povo preto na Unicamp e na cidade de Campinas: o e-book Casa dos Saberes Ancestrais – Diálogos com Sabedorias Africanas e Afro-americanas.

O download gratuito dos livros pode ser feito abaixo:

Capa do e-book Casa dos Saberes Ancestrais

Casa dos Saberes Ancestrais – Diálogos com Sabedorias Indígenas

Organização: Wenceslao Oliveira Jr. e Alik Wunder

Esta é a primeira publicação da Coleção Jurema – Sabedorias Ancestrais e Direitos Humanos, uma parceria entre a Diretoria de Cultura-DCult e a Diretoria Executiva de Direitos Humanos-DeDH.