“1º Encontro para alinhamento e integração sobre extensão e cultura universitárias da PROEC/UNICAMP”

Gestão 2017-2021

A Pro Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, busca, proporcionar maior integração para fortalecimento das pessoas que a compõem e que se sintam pertencentes à unidade e representem a universidade nas atividades meio que desenvolvem.

O evento é de fundamental importância para promover a integração corporativa entre os potenciais protagonistas das atividades de Extensão e Cultura na universidade, fomentando, desta maneira, maior interação entre todos os envolvidos e possibilitando a compreensão da importância do papel e da valorização das atividades da extensão e atuação do “extensionista” na Universidade e, especialmente, na sociedade. Além disso, a execução deste projeto possibilitará a troca de experiências, nas diversas atividades de extensão realizadas pelas Unidades bem como a identificação de oportunidades de atuação conjunta e eventuais desdobramentos para melhorias nos processos e atividades.

Público alvo: equipe da PROEC e suas áreas: Assessoria de Extensão, Assessoria de Cultura, Assessoria Administrativa, Tecnologia da Informação e de Comunicação e seus respectivos serviços, Coordenadorias e Secretarias de Extensão das Unidades, bem como toda a comunidade docente e profissionais voltados para área de educação continuada e ensino a distância – EAD.

Objetivos gerais

• Alinhar os conceitos de Extensão e Cultura universitárias entre os membros da equipe PROEC, visando a reflexão, discussão, consenso, promovendo a mudança de cultura necessária para o bom desenvolvimento das ações de extensão e cultura na UNICAMP;
  • Estimular os participantes analisarem e aplicarem os conhecimentos adquiridos em seu ambiente professional;
  • Buscar o desenvolvimento de habilidades, técnicas e comportamentos que buscam atender a missão da PROEC e a melhoria contínua dos serviços prestados propiciando a fidelização.

1º Encontro: 23/10/2018 (terça-feira)

08:30 às 09:00h - Recepção dos participantes e Mesa de abertura

09:00 às 10:30 - Prof. Dr. Fernando Hashimoto - Pro Reitor da PROEC

Discussão sobre o Plano Nacional de Extensão Universitária
Linhas prioritárias na UNICAMP

11:00 às 12:00h

Dinâmica de grupo com a Equipe PROEC

14:00 às 17:00h – Clayton Levy – Assessor-Chefe da Assessoria de Comunicação - ASCOM

Psicologia transpessoal facilitando o relacionamento humano no trabalho

Local: EDUCORP

2º Encontro: 29/10/2018 (segunda-feira)

09:30 às 11:30h -  Profª Dra. Claudia Andréa Mayorga Borges - Pro Reitora da UFMG
Fundamentos da Extensão Universitária: conceitos, valores desafios e novos paradigmas e a importância da Cultura nas atividades de Extensão

Local: EDUCORP

3º Encontro: 06/11/2018 (terça-feira)

09:00 às 12:00h -  Coordenação: Pedro Emerson de Carvalho e Marcus Luders
A Pro Reitoria de Extensão e a interação com as secretarias de extensão

14:00 às 17:00h – Mariza Luders Martins
Gestão de Projetos na prática

Local: EDUCORP

4º Encontro: 09/11/2018 (sexta-feira)

10:30 às 13:30h – Coordenação: Prof. Dr. Wagner Favaro e Pedro Emerson de Carvalho
Definição das Comissões temáticas e a Curricularização da Extensão na UNICAMP -  atividades com os coordenadores de Extensão

14:30 às 15:30h -  Profº Dr. Cesar Aparecido Nunes
Extensão e Cultura: a contribuição de Paulo Freire
Fundamentos e conceito de Cultura de forma holística

Local: EDUCORP

5º Encontro – 22/11/2018 (quinta-feira)

13h45 às 14 h - Recepção

14 h às 14h20 - Mesa de Abertura

14h20 às 15h20 - O Novo Marco Regulatório do EAD e seus impactos nas atividades de ensino e extensão nas Universidades públicas do Brasil

Luiz Roberto Liza Curi - CNE - Conselho Nacional de Educação – MEC

15h20 às 15h50 - Coffee-break

Mesa Redonda: A experiência de EAD na área de extensão da Unicamp
Moderador: Pedro Emerson de Carvalho
15h50 às 16h10 - Hack/Make/Explore – Aplicando uma abordagem colaborativa num ambiente a distância - Prof. Dr. André Santanché – IC
16h10 às 16h30 - Pluralidades em Português Brasileiro: Possibilidades e Desafios na Elaboração de LMOOCs - Profas. Dras. Cláudia Hilsdorf Rocha e Denise Bértoli Braga - IEL
16h30 às 16h50 - Lançamento Edital ProEC-EAD 2018 - Gláucia Beatriz de Freitas Lorenzetti Extecamp/ProEC
16h50 às 17h15 - Debate

Local: EDUCORP

6º Encontro – 27/11/2018 (terça-feira)

09:00 às 12:00h
Atividades com a equipe PROEC
Carta consenso entre as áreas da PROEC e sugestões de melhoria

Local: EDUCORP

"1º Encontro para alinhamento e integração sobre extensão e cultura universitárias da PROEC/UNICAMP"

Período do evento: 23/10/2018 a 27/11/2018

Período de inscrição: 04/10/2018 a 23/11/2018

Vagas: 80

O evento é de fundamental importância para promover a integração corporativa entre os potenciais protagonistas das atividades de Extensão e Cultura na universidade, fomentando, desta maneira, maior interação entre todos os envolvidos e possibilitando a compreensão da importância do papel e da valorização das atividades da extensão e atuação do “extensionista” na Universidade e, especialmente, na sociedade.