3º Circuito Unicamp da Mostra Ecofalante começa dia 30 de outubro

Evento leva filmes e debates de temática socioambiental à universidade

Entre os dias 30 de outubro e 13 de novembro, a Mostra Ecofalante de Cinema promove pela terceira vez o Circuito Unicamp, que levará filmes e debates de temática socioambiental à Universidade Estadual de Campinas. As sessões acontecerão em quatro locais da cidade universitária, além da Maloca Arte e Cultura, localizada no bairro Vila União. Toda a programação será gratuita e aberta ao público.

O Circuito conta com 9 filmes, que foram selecionados por professores e estudantes do Instituto de Economia (IE), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), do Instituto de Biologia (IB) e Instituto de Geociências (IG). São produções contemporâneas, de diversos países, que conversam diretamente com temas pesquisados na universidade, como relações de trabalho no contexto de globalização, processos de urbanização e uso da terra, a luta de populações indígenas pela retomada de territórios, mudanças climáticas, trajetórias de ativistas ambientais, entre outros.

Um dos destaques da programação é o documentário “GIG - A Uberização do Trabalho”, vencedor do Prêmio do Público na 8ª edição da Mostra Ecofalante, que aborda o crescimento do trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais. O filme será exibido no dia 31/10 em parceria com o projeto “Integrando a comunidade do IB e promovendo a melhoria na qualidade de vida”. Destacam-se também “Golpe Corporativo”, filme norte-americano que retrata como corporações e bilionários gradualmente assumiram o controle do processo político, e “Martírio”, documentário de Vincent Carelli sobre a luta dos Guarani Kaiowá pela retomada de suas terras no Mato Grosso do Sul.

A parceria da Ecofalante com a Unicamp começou em 2016 com a primeira edição do Circuito, que contou com 7 filmes e dois locais de exibição. O evento inspirou a criação do curso “Economia, Sociedade e Meio Ambiente na Produção Audiovisual Contemporânea”, uma disciplina aberta a estudantes de todas as áreas do conhecimento que utiliza filmes do acervo da Mostra Ecofalante como base para debates em sala de aula.

Mariana Fix, professora do Instituto de Economia da Unicamp que criou a disciplina junto com as professoras Adriana Bernardes (do Instituto de Geociências - IG) e Gisela Leonelli (da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FEC), também é uma das coordenadoras do evento. “Neste III Circuito, esperamos que os filmes motivem ótimos debates sobre questões atuais e relevantes, como nas outras edições, valendo-se do olhar interessado e atento dos debatedores e do público”, afirma Mariana.

Janaína Welle, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp, conta que acompanha a Mostra Ecofalante há anos, primeiro como espectadora, depois cursando a disciplina na universidade e agora participando como organizadora de uma das sessões do Circuito. “O cinema é um importante instrumento de transformação social e a pauta ambiental nunca esteve tão atual”, diz Janaína. “Acho que esse contexto faz com que a Mostra Ecofalante tenha cada vez mais público e engajamento aqui na Unicamp”.

O Circuito Unicamp da Mostra Ecofalante tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), por meio da Diretoria de Cultura (DCult) e da Diretoria de Comunicação (DCom). Os filmes exibidos fazem parte da itinerância da Mostra Ecofalante, apoiada pelo Mercado Livre, White Martins e Kimberly Clark.

Confira a programação completa, sinopses e trailers dos filmes:

30/10 - Quarta-feira
Filme: Golpe Corporativo
Local: Auditório Zeferino Vaz (IE)

31/10 - Quinta-feira
Filme: GIG - A Uberização do Trabalho