Cine Abril Indígena: Mostra ÃGA MUTURYWARA

Do Tupi, ãga (alma, vida, sopro respiração) + muturiwara (que faz cintilante, resplandecente) = Que resplandece a alma ou "Alma que resplandece"

Nos dias 13, 20 e 27 de abril, acontece na Casa do Lago o primeiro Cine Abril Indígena, com a Mostra ÃGA MUTURYWARA. A atividade é gratuita, e presencial, e nele serão exibidos filmes feitos por artistas indígenas e parceiros, seguidos de rodas de conversa sobre os muitos desdobramentos (e deslocamentos) que a presença indígena evoca: questões culturais, éticas, políticas, espirituais, existenciais etc.

Serão apresentadas três criações que têm a participação de estudantes indígenas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp (IA): Cauã Borari, Lilly Baniwa e Helen Lelis. As rodas de conversa serão animadas por Cauã Borari e Verônica Fabrini, e contará com a presença dos realizadores e convidados.

O mês de Abril foi escolhido por já ser um mês no qual a presença indígena é especialmente lembrada - não por ser “uma data oficial”, mas por ter sido num dia 19 de abril, no ano de 1940, que diversos povos indígenas de Abya Yala (nome antigo desse continente) se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. A ideia é entrar em conexão, pela via das histórias e das imagens como força e como cura, com os povos que estiveram nesse primeiro congresso e com todas as lutas que se seguiram.

Local: Sala de Cinema do Espaço Cultural Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP

Programação:

13/04/2022 às 19h: WHAANÓS ENTRE ELA E EU, 2022, 63min.
Concepção e Atuação: Lilly Baniwa e Veronica Fabrini.
Direção de Imagem: Rodrigo Spina.
Classificação: Livre.

20/04/2022 às 19h: LITHIPOKORODA, 2021, 29min.
Direção e Roteiro: Lilly Baniwa.
Performers: Ellykim Baniwa, Evellyn Hope, Ge Baniwa, Helen Lelis, Lilly Baniwa, Luiz Laureano, Nayra Cardoso, Vander Lima.
Classificação: Livre.

27/04/2022às 19h: Sonho de Pedra Ou Corpos que se Desprendem da Terra, 2022 (Lançamento), 10:50min.
Direção: Nay Mendl e Thabata Ewara.
Classificação: Livre.

Mais informações e as sinopses podem ser acessadas em bit.ly/cinea_indigena.

Cine Abril Indígena: mostra Ãga Muturywara

Período do evento: 13/04/2022 a 27/04/2022

Local: Sala de Cinema do Espaço Cultural Casa do Lago

Programação:

13/04/2022 às 19h: WHAANÓS ENTRE ELA E EU, 2022, 63min.
Concepção e Atuação: Lilly Baniwa e Veronica Fabrini.
Direção de Imagem: Rodrigo Spina.
Classificação: Livre.

20/04/2022 às 19h: LITHIPOKORODA, 2021, 29min.
Direção e Roteiro: Lilly Baniwa.
Classificação: Livre.

Direção: Nay Mendl e Thabata Ewara.