DANÇA TOROIDAL: POÉTICA DOS ESTADOS E A TRANSDISCIPLINARIDADE NA DANÇA

Com a coreógrafa Colombiana Vivian Medina, atividade faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente.

Com a coreógrafa Colombiana VIVIAN MEDINA, Oficina dirigida a pessoas com e sem experiência na dança e nas artes cênicas que querem explorar suas possibilidades expressivas através do movimento. Esta oficina propõe um ponto de convergência entre a ciência yóguica, a transdisciplinariedade e as perspectivas coreográficas/criativas através do conceito do Toróide/Torus (padrão em forma de rosquinha). O padrão toroidal descreve um movimento auto-regulador que tem sido referido em diversos campos, principalmente a física e a ciência, para analisar as forças toroidais, do micro ao macro, em todas as estruturas e escalas auto- organizadas da natureza e do universo.

Este workshop oferece uma abordagem 100% prática de estados de fisicalidade através de “witnessing consciousness” (consciência testemunha) e uma exploração da fisicalidade que abarca desde a expressão mais densa até a mais sutil ("numinosa") e estática da dança. Organizado por tattvas (elementos da natureza), este workshop oferece um espaço de exploração e reflexão sobre a polaridade, a complementaridade e o paradoxo como fontes de pensamento criativo e expressivo.

Dias 05 e 06 de Novembro - 14 hrs às 18 hrs

LUME TEATRO Rua Carlos Diniz leitão, 150 | Vila Santa Isabel - Campinas, SP

Vivian Medina: Diretora artística, pesquisadora transdisciplinar, coreógrafa, atriz-dançarina e educadora. Atualmente, está concluindo estudos de doutorado no Departamento de Estudos de Dança da Universidade de Auckland e trabalha como Líder da área de Educação na Touch Compass, uma Companhia artística pioneira no trabalho com e para pessoas com deficiência em Aotearoa-Nova Zelândia. Vivian é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)-Brasil (2009-2011) e graduada em teatro pelo programa de Artes Cênicas da Universidad El Bosque em Bogotá - Colômbia (2000-2004). Apaixonada pelo estudo da ciência yoguica, ela vem desenvolvendo-se nesta área desde o ano de 2007 e é instrutora de Kundalini Yoga, certificada pela KRI (Kundalini Research Institute) desde 2016. Trabalhou em algumas das mais reconhecidas companhias de dança e artes cênicas da Colômbia, destacando-se pelo seu trabalho em projetos independentes, e outros, como diretora artística e coreógrafa da Companhia de dança do Teatro Jorge Eliecer Gaitán entre 2015-2016, e da companhia Estantres Danza e L'Explose Danza.

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.

WORKSHOP: DANÇA TOROIDAL - POÉTICA DOS ESTADOS E A TRANSDISCIPLINARIDADE NA DANÇA

Período do evento: 05/11/2022 a 06/11/2022

Período de inscrição: 21/10/2022 a 08/11/2022

Vagas: 50