Hack|Make|Explore

Construção do Conhecimento: Novas Gerações, Novas Práticas

Você está trabalhando para fazer diferença na sua escola, instituição ou vizinhança, engajando crianças e jovens em atividades e projetos que estimulem a criatividade e autonomia?

Muitas pessoas pensam como você, têm uma variedade de perspectivas e vivências, e têm muita vontade de compartilhar suas experiências.

Hack|Make|Explore é pensado para ser o nosso ponto de encontro.

Hack|Make|Explore

Data do evento: 12/11/2018

Período de inscrição: 30/10/2018 a 12/11/2018

O que debateremos nesse encontro?

Numa era na qual o acesso a um imenso fluxo de informações é facilitado por novas tecnologias e novos modos de interação social, como promover a construção do conhecimento autônomo e crítico?

Tem sido crescente o relato de projetos com crianças e jovens ao redor do mundo que promovem uma postura crítica, ativa e criativa na condução de projetos, que envolvem construção de artefatos e exploração de fenômenos do mundo. Por trás de culturas e movimentos como o Hacker e o Maker está um princípio poderoso de que a criança e o jovem podem se apropriar de artefatos físicos e digitais, investigá-los e dar-lhes novos propósitos, ou fabricar seus próprios artefatos.

Promoveremos um debate que vai além das ferramentas tecnológicas e sua aplicação. Estamos interessados em questões que envolvem esta confluência entre a educação e tendências atuais e inovadoras (a exemplo da Hacker e Maker), tais como:

Como possibilitar que as novas gerações desenvolvam habilidades duradouras, preparando-as para profissões que ainda nem existem?

Os princípios da metodologia científica podem ser aplicados na construção do conhecimento por jovens?

É possível (ou desejável) agregar os princípios da cultura Hacker e do movimento Maker aos currículos escolares?

Para dialogar sobre estas e outras questões, o evento Hack|Make|Explore convida os mais diversos agentes da sociedade para um amplo diálogo entre novas práticas e novas gerações, visando a proposta de uma agenda de inovação na construção do conhecimento.

Se você é um iniciante, estará interessado em conhecer o assunto, seu potencial e como as pessoas estão atuando neste contexto.

Se você já está envolvido neste contexto, terá oportunidade de compartilhar a sua experiência, bem como se atualizar e debater com seus pares.

Saiba mais detalhes e acompanhe as novidades do evento.

O evento contará com tradução simultânea e intérprete de Libras.

Clique aqui para submissão dos projetos.

8:30h - Credenciamento

9:00h - Abertura

9:30h - Painel Construção do Conhecimento: Novas Práticas
Palestra Dra. Saba Gohle