Laboratório "Tons Dados / Tonos Dados", com Mariana Renthel

Atividade faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, em parceria da Unicamp com o Banco Santander

A Diretoria de Cultura da Unicamp convida a toda a comunidade para participar do laboratório “Tons Dados / Tonos Dados”, com a pesquisadora e artista residente argentina Mariana Renthel. A atividade faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, em parceria da Unicamp com o Banco Santander, e acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 18 de abril de 2022, na Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho" (BORA), e no Instituto de Artes (IA).

As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/771.

ATENÇÃO: a inscrição não garante a presença no laboratório. Devido ao limite reduzido de participantes, a pesquisadora Mariana Renthel irá selecionar dentre os inscritos aqueles que mais se encaixam no perfil do público-alvo definido para a atividade.

O objetivo é realizar um curso para a identificação e utilização de pigmentos e aglutinantes de origem natural para serem implementados em técnicas de impressão gráfica. A proposta tem um caráter processual, que culminará com a produção de uma ou mais obras de arte, e cujo processo questionará os parâmetos da ideia de profissionalização nas artes a partir do ponto de vista da construção de artefatos. Além disso, procurará incluir inovação no uso de biomateriais e materiais de resiliência, e priorizará a capacidade de replicação do laboratório para as comunidades externa à universidade por parte dos participantes.

Veja abaixo a programação completa:

Sessão 1: 11 de abril, das 10h às 12h
- Palestra de abertura;
- Apresentações;
- Círculo de trabalho;
- Exercícios de percepção visual e limpeza do olhar.
Local: Auditório da Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho" (BORA)
Endereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 421 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP

Sessão 2: 12 de abril, das 14h às 17h
- Trabalho de campo para coleta de materiais.
Local: Gabinete de Estampas do IA / Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho" (BORA)

Sessão 3: 13 de abril, das 14h às 17h
- Oficina de experimentação com materiais.
Local: LabGravura / IA
Endereço: Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP

Sessão 4: 18 de abril, das 10h às 12h
- Palestra de encerramento;
- Exposição dos resultados;
- Narrativas que contribuem para alimentar propostas futuras.

Oficina "Tons Dados / Tonos Dados", com Mariana Renthel

Período do evento: 11/04/2022 a 18/04/2022

Período de inscrição: 18/03/2022 a 10/04/2022

Vagas: 30

Atenção: a inscrição não garante a presença na oficina. Devido ao limite reduzido de participantes, a pesquisadora Mariana Renthel irá selecionar dentre os inscritos aqueles que mais se encaixam no perfil do público-alvo definido para a atividade.

Programação:

11 de abril, das 10h às 12h
- Palestra de abertura
- Apresentações
- Exercícios de percepção visual e limpeza do olhar

12 de abril, das 14h às 17h
- Trabalho de campo para coleta de materiais

13 de abril, das 14h às 17h
- Oficina de experimentação com materiais
Local: LabGravura / IA

18 de abril, das 10h às 12h
- Palestra de encerramento