— EVENTOS

Oficina prática: "Danças afrodescendentes transfronteiriças (Chile-Peru)", com Küyén Gerter

Artista chilena estará na Unicamp participando do Programa Pesquisador e Artista Residente, em parceria da Unicamp com o Banco Santander



O Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp (IA), juntamente com a Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) irão promover, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a oficina prática "Danças afrodescendentes transfronteiriças", com a pesquisadora e dançarina chilena Küyén Gerter. A atividade acontecerá na Sala 1 Paviartes, sempre a partir das 19h.

A partir de perspectivas histórica, antropológica e somática, a oficina apresentará uma revisão das danças Tumbe e Zamacueca, consideradas fundamentais dentro do processo de revitalização e visibilizacão do povo afrodescendente do Chile e do Peru. A intenção é de que o encontro seja finalizado com o compartilhamento de novos conhecimentos coletivos com uma pequena apresentação no último dia de oficina. A atividade é aberta à participação de todos os interessados, e a oficineira sugere que tragam saias e lenços.

Kuyen Gerter é licenciada em Filosofia e em Arte com habilitação em Dança pela Universidade do Chile, além de ser Mestre em Antropologia pela Unviersidade Autonoma de Barcelona e especialista em idiomas, símbolos, comunicação, intervenções territorial e ritual (carnaval, manifestações, cerimónias, etc.). Realiza assessoria técnica, projetos, avaliação, implementação e intervenção de políticas sociais e culturais para administração pública em vários áreas: saúde, imigração, educação, espaço urbano, minorias, grupos sociais, entre outros.

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.



Evento

OFICINA PRÁTICA - Danças Afrodescendentes Transfronteiriças

Detalhes do evento

Período do evento: 21/09/2022 a 23/09/2022

Período de inscrição: 16/09/2022 a 21/09/2022

Vagas: 20

Quando: 21 a 23 de setembro de 2022
Onde: Sala 1 do Paviartes - Instituto de Artes da Unicamp
Endereço: Rua Pitágoras, 500 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas - SP
Atividade gratuita