— NOTÍCIAS

5º Forcult

Fórum de abrangência nacional debate políticas culturais para as universidades de 28 a 30 de setembro



O Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior – Forcult, criado em 2017, se caracteriza como uma instância colegiada para formulação de políticas culturais para as Instituições de Ensino Superior no Brasil, sobretudo as públicas. A 5ª edição do Forcult será realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2021, com coordenação da Universidade Federal de Goiás com a colaboração da Rede de Cultura IPES-GO.

A programação contará com solenidade de abertura, mesa, conferência, grupos de trabalhos, reunião de técnicos administrativos e dirigentes da Cultura e Assembleia Geral. Além disso, esse ano acontecerá a primeira eleição para Coordenação Nacional do fórum, conforme regimento aprovado na Assembleia Geral de 2020. De junho a setembro, precedendo o evento nacional, foram realizados encontros regionais em todas regiões do país com vistas à preparação das discussões a serem debatidas no V Forcult Nacional, a saber: II Forcult Norte, II Forcult Sul, IV Forcult Sudeste, II Forcult Centro-Oeste e II Forcult Nordeste.

Convidamos servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e colaboradores que atuem na gestão cultural universitária para que participem das atividades do Forcult e ajudem a construir a cultura que queremos. As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/HJ9RZiQKdryUud2Y8.

Mais detalhes você pode encontrar no site do evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/09

14:30 - Abertura Oficial 
16:00 - Mesa: Forcult: Histórico e Grupos de Trabalho/Abertura processo eleiroral 
19:00 - Palestra: Culturas emergentes: a utopia final? - Teixeira Coelho 
21:00 - Atividade Cultural 
21:30 - Música no Campus - Hamilton de Holanda

Dia 29/09

10:30 - GTs
15:00 - GTs
19:00 - Reuniões temáticas: TAES/DIRIGENTES 
21:00 - Atividade Cultural

Dia 30/09

10:30 - GTs
15:00 - Eleição da Coordenação Nacional
16:00 - Assembleia Geral 
19:00 - Posse das Coordenações do Forcult (Nacional e Regionais) 
21:00 - Atividade Cultural

CONVIDADO

José Teixeira Coelho Netto possui graduação em Direito (1971) pela Universidade de Guarulhos, mestrado em Ciências da Comunicação (1976) pela ECA-USP, doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (1981) pela FFLCH-USP e pós-doutorado pela University of Maryland, EUA (2002). É professor titular aposentado e Professor Emérito da ECA-USP. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (1998-2002), curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) (2006-2014), co-curador da Bienal de Curitiba 2013 e curador-chefe da Bienal de Curitiba 2015.  É especialista em Política Cultural e colaborador da Cátedra Unesco de Política Cultural da Universidad de Girona, Espanha. É coordenador do curso de especialização em gestão e política cultural do Observatório Itaú Cultural. 

GRUPOS DE TRABALHO

GT1 - Corredor Cultural
O Grupo de trabalho tem por finalidade a construção coletiva do Programa Corredor Cultural Nacional, com o objetivo de realizar uma sistematização dos processos de intercâmbio das ações culturais entre as IPES, registrando as adesões das IPES para o desenvolvimento interinstitucional da interface do sistema de dados, gerenciamento e articulação das ações regionais e nacionais no âmbito do programa. Coordenação: Jonas Defante Terra (IFF).

GT 2 - Observatório Cultural do Forcult
Este Grupo de Trabalho tem como finalidade pensar e propor um formato de institucionalização e funcionamento de um Observatório Cultural dentro da estrutura do Forcult, com o objetivo de realizar mapeamentos e pesquisas no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), bem como a apresentação de indicadores culturais que fomentem a criação de políticas públicas de cultura nas e para as IPES. Coordenação: Fábio Cerqueira (Unicamp).

GT3 - Política Cultural nas IPES
Este GT, em funcionamento desde 2019, tem como uma das metas criar condições para que as IPES que ainda não implementaram sua Política Cultural possam receber orientações de como proceder. Para tanto, foi elaborado coletivamente um documento denominado Instrumento para implementação de Política Cultural e Planos de Cultura nas IPES, publicado pela Edufpel. Outro objetivo é fazer um levantamento mais detalhado sobre as IPES cujas Políticas Culturais e Planos de Cultura já foram implementados e partilhar essas informações com todas as Instituições que tenham interesse em implantar e/ou aperfeiçoar suas Políticas Culturais. Coordenação: Marcos Vinícius Santos Dias Coelho (Unilab).

GT 4 - Financiamento para a Cultura nas IPES
Este Grupo de Trabalho tem como finalidade propor estratégias de mobilização de de diferentes recursos para cultura, com o objetivo de identificar, mapear, compartilhar estratégias e caminhos de financiamento, articulação e proposição de políticas no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Coordenação: Roseli Rocha (IF Goiano).

GT 5 - Redes para capacitação em gestão cultural nas IPES
Grupo de trabalho com a finalidade de concepção e a implementação do gerenciamento de capacitações em rede, direcionada à aprendizagem dos envolvidos que atuam com a cultura nas IPES. O modelo de rede proposto visa: a desconcentração do processo de capacitação; a gestão por competências e a constituição da rede de parcerias interna, externa e relacionamento com as IPES. Coordenação: Anna Rodrigues (UFAL).