Abertas as inscrições para Projetos de Extensão

Ações vinculadas a  alguma atividade acadêmica de ensino e pesquisa realizadas com outros setores da sociedade podem ser inscritas no 12º Edital Proec

Para quem realiza atividades com outros setores da sociedade, estão abertas até 24 de agosto as submissões de para projetos ao 12º Edital Proec-PEC 2018 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. As ações devem estar vinculadas a  alguma atividade acadêmica de ensino e pesquisa e ser dirigida por um professor ou pesquisador da Universidade. Além disso, é essencial a participação de estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados. As informações sobre  critérios, inscrições, recursos e julgamento estão detalhadas na página do edital.

Entre os pré-requisitos para submissão está a promoção de troca de conhecimentos e experiências entre os atores envolvidos no projeto, sejam eles da academia ou da comunidade. A Proec lembra que desde a edição e 2017, os projetos são julgados por avaliadores indicados pelos coordenadores de  extensão da Unicamp.

O objetivo do edital é apoiar financeiramente projetos de extensão e valorizar docentes,  alunos e funcionários que as oferecem, institucionalizar as atividades desenvolvidas e seus resultados  e capacitar  as pessoas das comunidades para uma vivência cidadã mais digna e completa.

Em visita às unidades entre 2016 e 2017,  a equipe da Proec constatou que muitas atividades de  extensão sequer estavam institucionalizadas e, por este motivo, não foram submetidas ao PEC por seus realizadores. Mesmo assim, foram submetidas 160 ações e selecionadas  46.

O edital contempla 53 linhas de extensão e pode ser que suas atividades se enquadrem em uma delas. Para esclarecimento, o documento também descreve as formas de operação de cada linha.