Arte para Desconfinar seleciona trabalhos visuais de dentro e fora da Universidade

O edital está aberto até 30 de junho

| Texto: Gabriela Villen | Foto: Antonio Scarpinetti

Foi lançado nesta segunda-feira (1) o edital Arte para Desconfinar, que selecionará 30 trabalhos entre ilustrações, gravuras, fotografias, colagens e desenhos artísticos autorais, produzidos neste ano de 2020. A coletânea gráfica ganhará publicação impressa e virtual e os três trabalhos premiados, um valor de mil reais cada. O edital é uma iniciativa conjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e da administração central da Unicamp e visa estimular a produção artística tomada pelas circunstâncias e limitações do atual período de distanciamento social. As submissões são gratuitas e devem ser realizadas até 30 de junho segundo as normas do edital.

"Trata-se de uma proposta extremamente contemporânea. Ao invés de comercializar e se fazer vistos só por meio de pinturas, quadros, gravuras emoldurados, os artistas têm lançado mão de projetos assim. A ideia é que a revista contemple uma versão que possa ser veiculada e que as pessoas possam fazer usos mais cotidianos daquilo que advém do conceito artístico mais pleno", explicou Sylvia Furegatti, professora do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e diretora do Museu de Artes Visuais (MAV), que coordena o projeto.

A publicação trará 30 imagens, sendo 20 selecionadas dentre os trabalhos submetidos pela comunidade interna à Universidade (alunos, funcionários e docentes); sete dentre trabalhos submetidos por artistas visuais externos; e três de artistas convidados. "Assim garantimos pelo menos três patamares de expressão  artística no projeto. Artistas de renome, já consagrados. Artistas profissionais, que tem um alcance mais regionalizado, uma carreira reconhecida e um trabalho com qualidade. E, não menos importante, a categoria da comunidade interna da Unicamp, que também produz arte e está interessada na difusão das suas imagens", afirmou Furegatti.

A publicação impressa terá uma tiragem de 1000 exemplares; sendo que cada artista/proponente terá direito a 5 exemplares. Os demais exemplares serão distribuídos, de forma gratuita, pela Universidade. Dúvidas e demais informações sobre este edital podem ser obtidas pelo e-mail edital.arte.desconfinar@proec.unicamp.br.