Cultura e Esporte

Extensão 48 aborda Projeto da FEF - UNICAMP

O projeto Desenvolvimento Integral da Faculdade de Educação Física (FEF) leva, há mais de duas décadas, atividades que estimulam as práticas de formação física e pessoal dos participantes.  Idealizado pelo professor Ademir de Marco, o projeto contempla crianças desde o berçário até o ensino médio e também adultos e idosos.

O vídeo documentário apresenta depoimentos de profissionais que atuam em diversos núcleos de desenvolvimento pedagógico, físico e intelectual. Os envolvidos relatam a importância de despertar as potencialidades de todas as pessoas em cada etapa da vida. O leque de opções do projeto inclui: Espaço Para Criança Criar (Sala Cri-Cri), natação, Farra nas Férias, atividades ao lar livre na Casa do Lago, corridas e dança, entre outros.

Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp,  esse projeto é um exemplo do alcance social das atividades desenvolvidas pela Universidade com a comunidade interna e externa.

PROJETOS

Projeto de Extensão entre a FEF e a DEdIC, atende desde o berçário até o Ensino Fundamental I, crianças e adolescentes de 8 meses até 14 anos de idade. Com atividades realizadas nos próprios espaços do CECI, na sala “Cri Cri – Espaço para a criança criar”, que foi instalada com recursos dos projetos de pesquisa e extensão. Atividades realizadas semanalmente também na FEF.

Casa do Lago - Projeto do Grupo PET/FEF que participa nas atividades ao primeiro domingo de cada mês, com participação das comunidades interna e externa à UNICAMP.

Centro de Educação Infantil Agostinho Páttaro – Barão Geraldo. Projeto: Brincando na água, com participação das professoras (formação continuada) e das crianças que brincam na piscina da escola. Atividades na parede  de escalada, que foi fruto de recursos de parceria com a escola. Participação na festa da família, realizada anualmente no mês de setembro.

FARRA NAS FÉRIAS NA FEF – Programa de férias para os filhos(as) de funcionários(as) da UNICAMP, durante todo o mês de janeiro.

“CORRINDO” – corrida para crianças, realizada em todo mês de outubro, como parte das comemorações do dia da criança, de 3 a 12 anos, que correm divididos pelas faixas etárias, sendo realizada também corrida de revezamento, com a participação de 4 integrantes da família juntamente com as crianças. Em média, participaram, anualmente, cerca de 400 pessoas.

UPA – Desde 2014 o Grupo PET/FEF apresenta palestras sobre o curso de Educação Física, para os alunos do ensino médio que visitam a UNICAMP neste dia.