Curricularização da extensão: processo tardio e urgente

Debate fez parte do 4° Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp

Texto: Maria Luiza Robles Arias   l   Fotos: José Irani

O processo de implementação da extensão nos currículos dos cursos de  graduação foi o tema da mesa da manhã da última terça-feira (22), no 4° Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp. O debate contou com a participação do Secretário Municipal de Educação de Campinas e o ex-reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, e da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Inês Sousa, com mediação do assessor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, Marco Aurelio Cremasco.

Durante a conversa, Tadeu Jorge contou algumas de suas experiências e contribuições no que tange a curricularização da extensão na Unicamp, como a criação da UPA (Unicamp de Portas Abertas) e a implementação de estágios no currículo das graduações. Segundo ele, mesmo na Unicamp, a relação entre universidade e população não foi valorizada desde de sua criação, tendo ganhado destaque a partir de inquietações e iniciativas dos próprios estudantes. Para ele, tendo em vista a importância dessa relação, a curricularização da extensão na Unicamp está acontecendo de forma tardia. Entretanto, o ex-reitor também pontua que a universidade está no caminho certo e que devemos, enquanto comunidade acadêmica, continuar a louvar, incentivar e promover toda e qualquer iniciativa de curricularização da extensão.

Ana Inês trouxe para o debate sua rica experiência de curricularização da extensão na UFRJ. A professora, que participou de forma online, afirmou que a discussão sobre a curricularização é antiga, tanto para o MEC (Ministério da Educação), quanto para algumas universidades. Apesar disso, a professora revela que, mesmo tendo sido fundada em 1920, a UFRJ só teria a criação de uma Pró-Reitoria de Extensão em 1985, com diretrizes sobre extensão sendo discutidas no mesmo ano. Além disso, a professora também trouxe durante sua exposição alguns objetivos que estão descritos na Política Nacional de Extensão Universitária de 2012 e debate sobre eles.

A mesa foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da Proec no youtube @ExtensaoeCulturaUnicamp.