Denise Duncan, artista afro-costarriquenha, faz residência artística na Unicamp

Série de atividades estão previstas para o período de 15 a 26 de agosto, e fazem parte do Programa Pesquisador e Artista Residente

Entre os dias 15 e 26 de agosto, a Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult / ProEC) e o Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp receberão a artista costariquenha Denise Duncan Villalobos para uma série de atividades do projeto “Em busca do Teatro Latinoamericano”. A residência faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, resultado de convênio entre a universidade e o Banco Santander.

Denise Duncan é uma mulher afro-costarriquenha, atriz, dramaturga, diretora teatral, roteirista e professora de escrita. Ela vem desenvolvendo ao longo dos anos pesquisas teórico-práticas a respeito da criação artístico teatral desde a negritude e a diversidade étnica. Como diretora e dramaturga já estreou mais de vinte peças na Espanha, Costa Rica e Estados Unidos, dentre elas "Está linda la mar" (prêmio ao Melhor Espetáculo da Mostra de Teatro de Barcelona 2012), "Negrata de merda" (2019) e "El combat del segle" (2020).

Duncan é formada em Direção e Dramaturgia pelo Institut del Teatre, Barcelona (2012), em Artes Dramáticas e Jornalismo pela Universidade da Costa Rica (2004), cursou também o mestrado em Estudos Teatrais e Audiovisuais pela Universidade da Coruña (2004). Foi ganhadora de prêmios como o Accésit para textos teatrais Marqués de Bradomin (2005), Prêmio Ciutat de Manacor de Teatre e Jaume Vidal Alcover (2018). Tem sido autora do VII Laboratorio de Escritura Teatral de la Fundación SGAE (2019), autora residente da Sala Beckett (Barcelona 2019-2020), membro fundadora de La Pulpe Teatro, grupo com o qual realizou uma residência no Teatre Tantarantana (El Cicló, 2019-2020), membro fundadora do Coletivo Tinta Negra e do Conselho Assessor da revista Acotacions (RESAD, 2020).

Em sua passagem pela Unicamp, a artista irá propor 3 ações: uma oficina de dramaturgia de 5 dias, 3 dias de leituras dramáticas públicas a partir dos textos criados em oficina e uma palestra de compartilhamento da experiência e de sua trajetória nas artes cênicas. Veja abaixo mais informações sobre as atividades:

Oficina de dramaturgia
Destruamos a alteridade: Escrita desde o eu-outro diaspórico.
Inscrições no link: https://forms.gle/ GW9LaTzPY1vdtt1a7

Data: 15 a 19 de agosto.
Horário: 16h às 18h30.
Vagas: 15.
Local: Departamento de Artes Cênicas, Paviartes, Rua Pitágoras, 500. Unicamp.
Público alvo: Estudantes e professores de artes cênicas, artes do corpo, letras, escritores, dramaturgues e afins. Prioridade para pessoas autodeclaradas negras e indígenas.

Leituras públicas

Data: sábado 20 de agosto.
Horário: 16h.

Data: Quinta-feira, 25 de agosto.

Vagas: 50 cada dia.
Local: Casa de Cultura Aquarela,  R. Antônio Carlos Neves, 338 - Chácaras Campos Elíseos, Campinas.
Público alvo: geral.

Palestra e leitura pública

Data: sexta-feira, 26 de agosto.
Horário: 09h.
Vagas: 50.
Local: Casa do Lago,  Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária, Campinas. Unicamp.
Público alvo: geral

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.

#paratodosverem

Imagens com texto alternativo

Arte gráfica de divulgação do evento intitulado "Denise Duncan Villalobos: escrita e compartilhamento de experiências desde o eu outro diasporico". A imagem contém uma sobreposição da foto de Denise em uma arte gráfica que, por sua vez, se expressa em um fundo onde as cores verde, amarelo claro e amarelo escuro se diluem entre si, de cima para baixo. Além disso, do lado direito da arte, vemos um arco-íris de cinco cores da esquerda para a direita: azul, vermelho, verde, amarelo e rosa. Existe também um desenho - símbolo deste projeto - que se expressa em traços feitos por crianças, se referindo a uma mulher de turbante com as cores do arco-íris comentado anteriormente. No cartaz, em cima, se vê os símbolos dos organizadores do evento: logo da Pró Reitoria de extensão e cultura, da UNICAMP, do Santander universidades e da Dcult (diretoria de cultura) - respectivamente. Ao lado - e ainda em cima - se lê "apoio", se referindo ao símbolo do SAE - Serviço de apoio ao estudante. Abaixo dos símbolos, se lê a frase “Encontros Em busca do Teatro Latinoamericano apresenta:”, que dá destaque para o título do evento Denise Duncan Villalobos: escrita e compartilhamento de experiências desde o eu outro diasporico". O destaque da postagem está na foto de Denise, centralizada no meio da arte gráfica. Denise aparece em uma foto "selfie" e é, de acordo com suas próprias palavras, uma mulher negra de turbante amarelo com flores azuis,  que olha para a câmera e sorri com os lábios fechados. Ela veste blusa preta e usa um brinco amarelo. Atrás dela se vê uma estante, cadeiras e um sofá verde.