— NOTÍCIAS

EJA Coletivo

Extensão 48 aborda educação popular de funcionários terceirizados junto a estudantes da Unicamp



O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um coletivo de extensão universitária formado por estudantes de diferentes cursos, que juntos constroem um projeto de educação popular, junto aos funcionários das empresas terceirizadas de limpeza. Além de buscar compreender melhor a situação do trabalho terceirizado, especialmente da Unicamp, o grupo atua para melhorar as condições de trabalho.

 

Equipe de funcionários das empresas terceirizadas de limpeza da Unicamp

 

Na realidade atual, não existe uma verdadeira integração entre os funcionários terceirizados e o corpo acadêmico da Universidade pois, apesar de compartilharem cotidianamente o mesmo espaço, não existe convivência. Por isso, o coletivo também propõe colaborar na criação de um espaço de convívio entre os funcionários da limpeza e o corpo discente.
 
 

De acordo com o Prof. José Dari Krein, coordenador do projeto, um dos objetivos é “valorizar a iniciativa dos estudantes”.

 

O projeto muda a cada semestre, considerando que os participantes se renovam e o quadro de funcionários muda constantemente. Dessa forma, a demanda por aulas é variável. Atualmente, o EJA oferece aulas de informática às terças e sextas e aulas de artesanato às quartas, nos horários de almoço, das 11h às 12h30, que é o horário disponível dos educandos.

Uma vez que o foco é a educação popular, que entende e valoriza tanto o educador quanto o educando, procura-se entender e respeitar os saberes prévios e a realidade de ambos. Para participar como voluntário no projeto não há necessidade de experiência em sala de aula. Além das aulas, o coletivo propõe frentes de atuações distintas, como a organização da parte interna (organizar as reuniões, os sarais e as atividades extras), parte administrativa (editais da ProEC) ou até mesmo uma participação intermitente para aqueles que não têm muito tempo para se dedicar.
 

“As atividades estão abertas a quem estiver interessado” afirma Lara Campoli, coordenadora do projeto.


O contato deve ser feito por meio da página no Facebook ou pessoalmente na sala do EJA - 12A, localizada no Instituto de Economia da Unicamp.