Exposição Maurício Nogueira Lima: forma e cor

Em exibição até 13 de novembro, a exposição é mais um das 21 propostas selecionadas na Chamada para apoio a projetos culturais DCult/ProEC

A exposição Maurício Nogueira Lima: forma e cor, na Biblioteca Octavio Ianni (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), reúne um conjunto de serigrafias realizadas pelo artista Maurício Nogueira Lima (1930 - 1999). A mostra, com curadoria de Stela Politano, coordenadora do acervo do Instituto Maurício Nogueira Lima, é uma das propostas selecionadas na Chamada para apoio a projetos culturais da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), Unicamp.

Produzidas entre 1978 e 1995, o conjunto de serigrafias expostas apresenta um universo de encontros poéticos entre formas e cores que, somados, resultam em uma estrutura informativa que o artista, Maurício Nogueira Lima, gostava de chamar de linguagem. As obras representam uma possibilidade de síntese, a transição da juventude para a maturidade do artista, onde ele se sente mais à vontade para explorar o uso e o diálogo entre as cores. Com as serigrafias, Maurício Nogueira Lima buscava a seriação e a multiplicação, visando uma redistribuição social da criação artística, rememorando o início da arte construtivista soviética, solidária e democrática, que tanto o fascinava. O ativismo político, antes trabalhado a partir da semântica pop dos anos 60, ganha efeitos cinéticos de cor numa atuação sensível do artista, preocupado em expandir seus estudos e multiplicá-los entre os pares, os alunos, os professores, os amigos e o público.

É significativo que esta exposição aconteça em Campinas pela ligação afetiva e profissional que Maurício Nogueira Lima tinha com a cidade. A primeira individual da carreira do artista foi na famosa Galeria Aremar, em 1962. Além disso, Nogueira Lima sempre foi admirador e colaborador do Grupo de Vanguarda de Campinas (formado pelos artistas Maria Helena Motta Paes, Geraldo de Souza, Geraldo M.Jürgensen, Raul Porto, Bernardo Caro, Mário Bueno, Franco Sacchi, Thomaz Perina, Enéas Dedecca, Edoardo Belgrado e Francisco Biojone). Participou também dos Salões de Arte Contemporânea do Museu de Arte Contemporânea de Campinas e de exposições na Galeria Castro Mendes. Importante também salientar que todas as serigrafias expostas são pertencentes ao Instituto Maurício Nogueira Lima, localizado no centro da cidade de Campinas e que tem como finalidade a divulgação, conservação, fiscalização, autenticação, promoção e exposição da vida e da obra do artista.

Exposição Maurício Nogueira Lima: forma e cor
Duração: de 16 de outubro a 13 de novembro de 2018
Curadoria: Stela Politano
Abertura: 16 de Outubro, às 19h