— NOTÍCIAS

Fórum Campinas de Afroempreendedorismo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Considerando dados da pesquisa GEM/SEBRAE Nacional apresentam os indicadores que 25% da população adulta no Brasil desenvolve alguma atividade vinculada às relações de empreendedorismo. Dados de 2020. Os indicadores apontam cerca 53 milhões de empreendedores no país, sendo 51% se declaram negros e pardos, isto é, a impressionante marca de 26,7 milhões de brasileiros e brasileira. Doutra parte, estima-se que 10 milhões de empreendedores encerraram suas atividades no período da pandemia, no Brasil. No quesito população local, Campinas apresentava em 2010 cerca de 1,05 milhão de habitantes, aproximadamente, sendo que, destes, 345 mil estão declarados pretos e pardos, apresentando o indicador de 35% da população campineira. 

Estes dados reafirmam a importância do afroempreendedorismo na Região Metropolitana de Campinas. Tanto para a importância de investimento em políticas públicas, como para o desenvolvimento socioeconômico municipal e regional. A compor as reverberações que estes afroempreendedores acumulam destaques nos meios de comunicação, ampliando potencialidades e propósitos que se coadunem à conjuntura nacional e internacional. 

Nesta direção, várias organizações proporcionam parcerias, entre elas a realização do “Fórum Campinas de Afroempreendedorismo”, edição 2021, a estar realizada em formato “on Line”, no dia 17/11.  Com atividade de abertura às 10h00, palestra master as 11h00, 9 cases de sucesso, a partir de 14h00 e no tempo das 17h00 às 18h00 será transmitida, também, a Mostra de vídeos/marketing de empresas afroempreendedoras ou parcerias desta causa. Transmissão no canal de youtube bit.ly/reafro-tv. Inscrições on line, sem custo, com direito a certificado de participação.

A atividade conta com a co-participação da REAFRO, ENAFRO, PROEC-UNICAMP, 3M, Prefeitura Municipal de Campinas, IMA, CEPIR, Prefeitura Municipal de Hortolândia e Associação Atlética Ponte Preta, confirmados.