Fundo Patronos lança o edital Decola Extras

|Autor: Divulgação Fundo Patronos
|Fotos: Fundo Patronos
|Edição de imagem: Paulo Cavalheri

O Fundo Patrimonial Patronos lançou nesta segunda-feira (12/7) o Decola Extras, o primeiro edital para financiamento de projetos e capacitação das organizações extracurriculares e de extensão da Unicamp. Esse edital cumpre com o propósito social do Patronos de desenvolver a comunidade e de fortalecimento institucional da Universidade através de projetos já existentes e promoção de novas iniciativas, permitindo que projetos dessas organizações saiam do papel, bem como levá-los a um próximo patamar de profissionalização e impacto.

“Acreditamos no potencial das organizações extracurriculares e de extensão de ter ótimas idéias e projetos que geram grande impacto na Unicamp e na sociedade” destacou Mathias Strauss, Diretor de Editais e Projetos do Patronos.

O Patronos destinará por intermédio do Decola Extras até R$ 25.000,00 para apoiar financeiramente projetos com cunho social, educacional, esportivo, cultural, ambiental, voltado à saúde, atividades de inovação e empreendedorismo das organizações extracurriculares ou de extensão da Unicamp. Individualmente, os projetos não terão restrição de valor dentro do limite orçamentário do edital. O edital tem duração de 1 (um) ano, iniciando em outubro deste ano, e os projetos podem ter qualquer duração dentro deste período.

Além dos recursos financeiros, o Patronos organizará uma série de Oficinas de Capacitação temáticas para todas as organizações interessadas, não sendo necessário no entanto submeter um projeto para manifestar interesse na participação das oficinas. Serão oferecidas atividades práticas de marketing digital, institucionalização de organizações, planejamento financeiro, prospecção de patrocínios e parcerias, estruturação de processos seletivos de recursos humanos e ferramentas básicas de gestão de projetos.

“Além de viabilizar financeiramente os projetos das organizações, iremos capacitá-las a aprimorar a gestão e divulgação das suas iniciativas por meio das oficinas. Faremos isto com uma série de atividades práticas que servirão também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes” diz Laura Lourenço coordenadora das oficinas do time de Editais e Projetos do Patronos.

As inscrições dos projetos e manifestação de interesse nas oficinas estarão abertas de 12 de julho a 2 de agosto de 2021 exclusivamente pelo site do edital. As organizações que enviarem seus projetos até 22 de julho de 2021 terão acesso exclusivo a uma palestra sobre “Gerenciando emoções e saúde mental de equipes” . A divulgação dos projetos selecionados ocorrerá em 8 de setembro de 2021.

A seleção dos projetos para o apoio financeiro será realizada realizada em 4 etapas consecutivas:

a. Elegibilidade de acordo com o regulamento do edital;
         b. Avaliação da proposta com base em 3 critérios

Critério 1 - Objetivos, organização e planejamento do projeto

Critério 2 - Resultados esperados, impactos e benefícios para pessoas, instituições e a sociedade

Critério 3 - Escalabilidade e parceria com o Patronos;

c. Apresentação e avaliação por uma banca;
         d. Seleção final pelo conselho de Administração do Patronos.

Sobre o Fundo Patronos

A Associação Fundo Patrimonial Patronos é uma instituição independente, sem fins lucrativos, organizada por alunos e ex-alunos da Unicamp que acreditam no poder transformador da educação e movidos pelo desejo de integrar pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelas contribuições que a Universidade pode proporcionar.

O Fundo Patronos dedica-se a apoiar o desenvolvimento da educação no Brasil, retornar valor à comunidade da Unicamp, conectar atuais e futuros líderes da comunidade e elevar o prestígio da comunidade acadêmica em nível global. Faz isto promovendo iniciativas e apoiando projetos que auxiliem na formação de estudantes e no desenvolvimento da comunidade universitária, incluindo docentes, pesquisadores e funcionários em todas as áreas do conhecimento da Comunidade da Unicamp.

Iniciativas atuais do Patronos incluem a oferta de um programa de mentorias sobre direcionamento de carreiras de alunos formandos, e a promoção de eventos como o desta Hackathon Patronos. Estão previstos em breve o lançamento de editais para o apoio de projetos extracurriculares e de iniciativas empreendedoras e de inovação.

Para o desenvolvimento destes projetos e iniciativas o Patronos obtém recursos por meio da gestão de um fundo patrimonial. O patrimônio do fundo é constituído por meio de doações financeiras que são investidas e os rendimentos obtidos utilizados no apoio às iniciativas. Desta forma, o patrimônio original permanece inalterado, e cresce e se perpetua ao longo do tempo. Este modelo é conhecido também como endowments, os fundos patrimoniais são comuns em grandes universidades dos Estados Unidos e do mundo. No Brasil, a lei 13.800/2019 possibilitou que instituições públicas firmassem parcerias com gestores de fundos como este para o apoio a projetos de educação, ciência e tecnologia.

Até o momento, o Fundo Patrimonial Patronos conta com mais de 160 doadores e acumula um patrimônio de quase R$ 1,3 milhão. A entidade é composta por mais de 30 voluntários responsáveis pela gestão do fundo e operação dos projetos e da associação. Faz parte ainda da estrutura organizacional um comitê de investimentos, que faz a alocação dos recursos do fundo, e um um comitê fiscal, responsável pela auditoria de contas. A captação de doações e desenvolvimento de projetos são realizados por uma diretoria executiva, que se apoia nas decisões de um conselho de administração e de uma assembleia geral.