— NOTÍCIAS

INSCRIÇÕES PRORROGADAS - Casa dos Saberes Ancestrais

As inscrições para o Curso de Difusão Cultural - Casa dos Saberes Ancestrais foram prorrogadas até o dia 07/10

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 07/10/2019

A Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) comunica que estão abertas as inscrições do Curso de Difusão Cultural "Casa dos Saberes Ancestrais" da Unicamp.

EMENTA

Ateliê de prática de arquitetura multiétnica. Estudo e discussão da arquitetura da tradição indígena. Fusão dos saberes tradicionais com os contemporâneos numa arquitetura do fazer. Condicionantes do lugar, uso, tecnologias construtivas e de contextos simbólico/ritualísticos, socioambiental/étnico na concepção arquitetônica. Exercício final de projeto de uma Casa dos Saberes Ancestrais.

OBJETIVO GERAL

Propor a construção de uma “ Casa dos Saberes Ancestrais” na universidade, para abrigar atividades culturais dos povos indígenas, através de um processo de projeto arquitetônico popular participativo.

Evandro Ziggiatti Monteiro é arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas. Antes de iniciar sua carreira acadêmica, trabalhou como arquiteto supervisor da Coordenadoria de Projetos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, entre 1994 e 2004, sendo responsável por uma grande quantidade de novos edifícios institucionais, remodelações e anexos de unidades de ensino e pesquisa no campus da Unicamp, bem como projetos para municípios e outras instituições. Sua experiência de ensino veio durante os anos seguintes, junto com a pesquisa e o envolvimento em projetos centrados na melhoria da qualidade espacial e da paisagem de bairros de autoconstrução, culminando com sua tese de doutorado. Concentrando-se em métodos participativos e de visualização, sua tese explorava abordagens inovadoras para subsidiar o planejamento e o desenho urbano na busca de formas urbanas mais sustentáveis. A obra inspirou o seu primeiro livro, publicado em 2012. Sua principal linha de pesquisa é baseada em estudos de morfologia urbana dos tecidos existentes, sua evolução, bem como os resultantes conflitos e impactos na paisagem urbana, especialmente na cidade de Campinas. Foi coordenador do curso de graduação em arquitetura e urbanismo da FEC/Unicamp, representando-no em vários conselhos e instituições, no período de 2013 a 2016. Desde 2010, é coordenador associado do Laboratório Fluxus de Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental.

Fim da conversa no bate-papo.

Rafael Urano de Carvalho Frajndiech é Professor de fundamentos, teoria e projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp desde 2015. Tem formação com ênfase em história da arquitetura moderna e contemporânea, dedicando-se a problematização de aspectos da disciplina em seu contato com categorias estéticas. Sua tese de doutorado, desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, centrou-se num estudo da obra do historiador de arquitetura Manfredo Tafuri e sua relação com os círculos filosóficos italianos, de título ‘Tafuri. Tempo da cidade longínqua’ (2014). Como professor da Unicamp, desenvolve pesquisa sobre arquitetura moderna brasileira, sob o recorte da relação estreita entre a formulação estética de Oscar Niemeyer e o projeto político de Juscelino Kubitschek, desde a prefeitura de Belo Horizonte até a inauguração de Brasília, intitulado ‘Horizontes, arquitetônicos e políticos. Niemeyer e Kubitschek 1940-1961’. A iniciativa busca, a partir de um amplo estudo filológico e cotejamento de biografias e obras, complexificar uma relação usualmente apresentada como cheia de concomitâncias, mas cujos descompassos abrem novas perspectivas de compreensão do moderno tal como foi moldado no país. (Fonte: Currículo Lattes).

Renata França Marangoni é arquiteta, urbanista. Trabalha Unicamp desde 2003, como arquiteta de edificações. Iníciou sua carreira Coordenadoria de Projetos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo/Unicamp, entre 2003 e 2015, desenvolvendo projetos institucionais, desde edificações novas a reformas internas e projeto luminotecnico.  Participou como colaboradora nas disciplinas de projeto no Curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp no ano de 2009, onde pode despertar a curiosidade para a sua pesquisa de Mestrado, intitulado ‘ A maquete manual como estímulo a criatividade na formação do arquiteto urbanista’. Atuou como professora na Unip, entre 2008 e 2011, onde ministrou aulas na disciplina de projeto arquitetônico e sustentabilidade. Hoje coordena os projetos de arquitetura da PROEC/Unicamp desde 2003. Ministra aulas como professora na pós graduação do Design Gráfico no Instituto de Artes da Unicamp.