— NOTÍCIAS

Oficina para crianças propõe busca por exoplanetas e Live aberta apresenta a vida numa composteira

Ciência e diversão compõem a programação semanal do Museu Exploratório



A programação semanal online do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp apresenta nos dias 22 e 23 de julho a oficina Planet Hunters e a live Vida na Composteira, respectivamente.  As atividades são gratuitas e a oficina requer inscrição prévia.

Confira abaixo e participe!

 

1.

(Oficina) Planet Hunters

Dia: 22/07, quinta-feira, das 17h às 18h15

Apresentação: Carolina Idelfonço

Indicação: 8 a 12 anos

Inscrição: https://forms.gle/gw7WK2JQ6tfFedKZ7

 

Você sabe o que é um exoplaneta? Já pensou em viajar para um planeta com dois sóis? Gostaria de conhecer um planeta com oceano de lava fervente?

O Universo está repleto de corpos celestes muito interessantes. Alguns são assustadores e outros têm características que vão muito além do que podemos imaginar! Em nossa Galáxia já foram descobertos milhares desses astros, mas ainda há muito o que explorar!

Nessa oficina você irá aprender como os cosmologistas analisam dados de imagens para a descoberta de planetas que estão fora do nosso Sistema Solar. Participe!

 

Material

. Bandejinhas de isopor (de supermercado) cortadas em 4 círculos. Diâmetro de cada círculo: 1.5 cm, 2.5 cm, 5.0 cm e 10.0 cm. Os círculos menores devem ser de sulfite. Veja os modelos: https://mc-unicamp.github.io/oficinas/planet/

. Papel sulfite A4 (02 folhas), quadriculadas 2x2 cm. Desenhe as folhas quadriculadas ou imprima, usando nosso modelo: https://github.com/mc-unicamp/oficinas/blob/master/planet/quadriculado.pdf

. Papel sulfite A4 (02 folhas) - brancas

. Tinta guache, cor escura (preta, marrom ou verde escuro)

. Pincel pequeno, lápis, caneta, régua

 

Atenção

 . Acompanhe a oficina por computador, notebook ou tablet. Celular não permite boa visualização das imagens.

. Escolha um local adequado para o trabalho com tinta.

 

2.

(Live) A vida na composteira

Dia: 23/07, sexta-feira, 18h

Apresentação: Gabriel Bariani

Link de transmissão (youtube): https://www.youtube.com/watch?v=k40QaHcXU1A

 

Descrição

Entenda o funcionamento de uma composteira e veja como sua construção é baseada em processos e saberes do mundo natural.

Descubra o complexo ambiente formado em uma composteira de vermicultura, onde minhocas e micro-organismos transformam restos de alimentos em adubo e húmus.

Em nossa Live usaremos microscópio e lupa digital para explorar este microecossistema, aprendendo quais são os cuidados necessários para garantir um ambiente saudável, que viabilize o equilíbrio entre os seus habitantes.

Você sabia que, além proporcionar um interessante acompanhamento dos ciclos biogeoquímicos, a compostagem caseira contribui com a redução dos espaços ocupados em aterros e lixões, reduz a poluição de solos, lençóis freáticos e da atmosfera?

Participe de nossa conversa ao vivo!

Toda semana tem novidade na programação do Museu Exploratório. Acompanhe:

Instagram: https://www.instagram.com/mcunicamp/

Facebook: https://www.facebook.com/mcunicamp/

YouTube: https://www.youtube.com/mcunicamp/

Website: https://www.mc.unicamp.br/