Pró-reitor de Extensão inaugura jardim Educativo ao lado do IB

Projeto da professora Maria do Carmo E. Amaral será espaço de pesquisa e visita para estudantes e a população em geral.

Garça

|Texto: Fernando Barbosa

|Fotos: Acervo da coordenadora | Jardim Educativo da Unicamp

A Unicamp entrega oficialmente no próximo dia 24 de setembro, às 9h30, o espaço botânico Jardim Educativo da Unicamp. O evento contará com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Antonio Santos Coelho, que fará o plantio de uma muda da árvore Pau-Brasil. A coordenadora do projeto, professora de botânica do Instituto de Biologia da Unicamp (IB), Maria do Carmo E. Amaral, informa que essa atividade é parte de um planejamento maior, de fazer naquele espaço um jardim botânico.

Área Jardim Botânico

Ela informou que os canteiros temáticos foram plantados com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), através da concessão de dois projetos em editais Proec-Pex. Maria do Carmo explica que o projeto tem manutenção feita por prestadores de serviço voluntários ligados ao Departamento de Biologia Vegetal do IB e conta com apoio de um grupo gestor formado por docentes, engenheiros e técnicos do Instituto de Biologia.
Os canteiros estão localizados ao lado do IB, entre as ruas Bertrand Russel, Charles Darwin e avenida Érico Veríssimo, área ao redor do espelho d'água, que é o monumento em homenagem aos 20 anos da Unicamp. A coordenadora disse que o local é bastante simbólico também, pois o espelho d´água, e uma garça que o visita, foram escolhidos como símbolos dos 50 anos do IB na Unicamp.
Os canteiros apresentam ao público diversos aspectos interessantes de plantas com ampla utilidade, como espécies daninhas, outras de interesse cultural ao religioso e ainda com diferentes adaptações ao ambiente, como explicou Maria do Carmo.

Canteiro de Polinização

Para a professora titular do Departamento de Biologia Vegetal do IB, a ideia é montar esse futuro acervo natural botânico em várias etapas. “Como ainda não foi possível implementar o projeto maior, foi feita a iniciativa de fazer canteiros temáticos, onde podem ser demonstrados diversos tipos de plantas para escolas e para o público interessado”, comentou Maria do Carmo.
O pró-reitor enalteceu a iniciativa que está sendo feita, pelo benefício que causa educativo e ambiental neste momento do país. “É uma ação muito importante e simbólica, principalmente neste momento de destruição ambiental que estamos vivendo”, declarou Coelho.
Além da Proec, o Jardim Educativo da Unicamp conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e estará aberto para a visitação monitorada das escolas, conforme explicou a professora Maria do Carmo. “O principal objetivo é permitir a divulgação científica e a melhoria na qualidade do ensino informal de botânica para estudantes e público em geral da região”, afirmou ela.