ProEC lança o terceiro vídeo da série OcupaExtensão

Documentário, que conta com o apoio da CGU/COPEI, foi gravado na Penitenciária Feminina de Campinas e Fundação Casa

| TEXTO: PROEC

Dentro do contexto das novas Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de medicina e de programas governamentais que estimulam a formação interprofissional humanista e ética, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) vem se esforçando para incluir no currículo obrigatório de seus alunos atividades em cenários com populações vulneráveis, como é o caso de populações privadas de liberdade.

As experiências no atendimento à saúde destas populações evidenciaram o potencial transformador para graduandos, para detentos, para funcionários da unidade prisional (como agentes penitenciários, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas) e para os docentes que participaram das atividades. Também foi possível constatar que as necessidades destas instituições extrapolam o atendimento de uma simples consulta clínica e impõem grandes desafios na prevenção e educação em saúde.

Desenvolvido na Penitenciária Feminina de Campinas e na Fundação Casa, desde outubro de 2018, o Projeto de Extensão é  construído em conjunto com a Universidade, administração prisional, funcionários e os próprios detentos. O objetivo deste projeto é desenvolver ações assistenciais, de prevenção e promoção da saúde a adolescentes masculinos da Unidade Andorinhas de Campinas sobretudo na educação e prevenção em saúde nas áreas das infecções sexualmente transmitidas e da dependência de álcool e drogas, além do atendimento às demandas dermatológicas, bastante prevalentes entre os internos.

Assista ao vídeo e conheça mais este projeto realizado entre a Unicamp e a sociedade.

Documentário “Vidas Isoladas” retrata ações da Universidade em instituições prisionais de Campinas