Proec lança primeiro edital de extensão voltado para iniciativas e saberes indígenas

As propostas devem ser submetidas até dia 16 de junho

Texto: Gabriela Villen l Arte gráfica: Eli J. Machado

A Diretoria de Projetos de Extensão (DProj), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp lançou, na última sexta-feira (12), o 1° edital de apoio a projetos de extensão (PEX) envolvendo iniciativas e saberes indígenas. De acordo com Gislaine Elias Alipio, coordenadora da DProj, o edital tem como objetivo fomentar atividades de extensão que valorizem os conhecimentos, expressões artísticas, valores e práticas dos povos indígenas, além de beneficiar diretamente pessoas e comunidades externas. Considerando a história da Unicamp de adoção das cotas étnico-raciais na pós-graduação em 2015 e a criação do Vestibular Indígena em 2017, o edital pretende significar novo avanço nesse processo de inclusão, representatividade e valorização dos povos indígenas na Universidade. As propostas devem ser submetidas até dia 16 de junho, pelo coordenador do projeto pelo SistemaExteCult.

Segundo Gislaine, a Proec pretende, por meio deste edital, promover o diálogo horizontal entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos de povos indígenas e incentivar ações com escolas, especialmente públicas, que promovam o encontro da comunidade escolar com povos indígenas. As propostas devem necessariamente contar com um docente ou pesquisador responsável e estudantes, de graduação ou pós, envolvidos.

Leia o edital completo e submeta sua proposta.