Programa UniversIDADE abre semestre de atividades online

A programação deve atender aproximadamente 600 alunos

| Autor: Gabriela Villen

O Programa UniversIDADE, que desde 2015 oferece atividades multidisciplinares à comunidade maior de 50 anos na Unicamp, também teve que se reinventar por causa da pandemia de Covid-19. A exigência do distanciamento físico desafiou sua equipe a propor uma nova dinâmica, que mantivesse os vínculos e a qualidade em meio a turbulência. O semestre, com todas as atividades online, será inaugurado nesta quarta-feira (5), através de um vídeo que será publicado no portal do Programa e compartilhado via redes sociais. "Os alunos do programa UniversIDADE, demonstraram nesse período que estar no espaço acadêmico foi um divisor de mundos para eles e que com sua experiência vivida em outros momentos de crise, a bravura sobressaiu e floresceu no contexto das vidas deles e da equipe que os acompanhou diariamente desde o início", afirmou Isabel Cristina Araújo Floriano – Coordenadora do Programa UniversIDADE.

Isabel Cristina Araújo Floriano – Coordenadora do Programa UniversIDADE.

Serão oferecidas 1.190 vagas, em 35 atividades, que deverão atender aproximadamente 600 alunos, através da plataforma Google Meet . "Infelizmente não poderemos atender a totalidade dos nossos alunos, devido a pandemia e as condições existentes no momento. Seguimos comprometidos com a qualidade, que sempre fizemos questão de apresentar, para que sejam oferecidas as mesmas possibilidades de aprendizado", pontuou Isabel. Além das oficinas, serão realizadas reuniões com alunos e instrutores sobre a utilização da plataforma e suas ferramentas.

Segundo a coordenação do programa, o semestre contará ainda com parcerias com a Faculdade de Educação Física e com a Faculdade de Enfermagem. "O grupo do professor Uchida oferecerá atividades no Eixo de Esporte e Lazer e um grupo da  faculdade de enfermagem realizará uma pesquisa sobre o sono neste momento de pandemia", relatou Isabel.

A equipe prepara também comemorações especiais à distância para o Dia Internacional do Idoso, em 1º de Outubro. De acordo com a coordenadora, o tradicional Seminário de Longevidade e Qualidade Vida será realizado virtualmente. Acompanhe as próximas notícias.