Projeto Dança Humaniza reúne vídeos com as produções artísticas de seus alunos durante a quarentena

Turma reúne jovens adultos com e sem condição de deficiência

Um desafio para que pais dançassem em casa com seus filhos e filmassem esse momento foi a proposta do projeto Dança Humaniza. Com isso, alunos de dança continuariam ativos durante o período de distanciamento social e praticariam atividade física em casa.

O projeto Dança Humaniza, parceiro do projeto de extensão Inclusão pela Dança da Universidade, foi criado há dezoito anos pela Professora Dra. Keyla Ferrari Lopes: “A maneira como o grupo se formou foi interessante. Veio o primeiro aluno em cadeira de rodas, depois outro, as crianças com síndrome de Down, hoje adolescentes e jovens”.

O objetivo do projeto é atender jovens adultos com e sem condição de deficiência nas áreas da dança, teatro, expressão corporal e música. A interação entre pessoas com e sem deficiência foi o desejo norteador da fundadora.

As experiências acumuladas ao longo do tempo foram inseridas na Unicamp em 2009, quando Keyla ingressou no mestrado em Educação Física, com orientação do professor Paulo de Ferreira Araújo. Segundo ele, a FEF tem uma experiência reconhecida em educação física adaptada.

Regularmente, as aulas oferecidas pelo projeto Dança Humaniza ocorrem aos sábados nas dependências do CIS-Guanabara, mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

Veja abaixo o vídeo produzido com a colaboração dos alunos do projeto: