Propostas Selecionadas Fóruns Permanentes 2020

Confira as propostas selecionadas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) através da Diretoria de Cultura (DCult), tem o objetivo de aproximar o pensamento acadêmico à sociedade, selecionou uma relação de 18 Fóruns Permanentes a serem realizados em 2020. A proposta central, conforme o edital, é de “colocar em debate temas atuais, relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação”.

Os debates propiciados pelos Fóruns Permanentes interligam a pesquisa, o ensino e a sociedade. Por meio da cultura e extensão, a Universidade se torna mais diversa e inclusiva, ao receber um público tanto da instituição como da sociedade.

A comissão responsável pelas avaliações é formada pelos professores Ana Maria Rodrigues Costas - IA; Andrei Koerner - IFCH; Dosil Pereira de Jesus - IQ; Fabio Mascaro - IFCH; Juliana Aparecida Fracarolli - FEAGRI; Julicristie Machado de Oliveira – FCA; Luís Fernando Tófoli - FCM; Marko Synésio Alves Monteiro – IG; Rafaela Batista dos Santos Pedrosa – FENF.

Confira as propostas selecionadas:

• Amazônia em Transe: Estratégias, Impactos e Impasses para o Século 21;

• Ano Internacional do Som - 2020;

• Cadeias Produtivas Sustentáveis;

• Cidades criativas: um novo modelo de desenvolvimento para o futuro das cidades?;

• Corpos e culturas vibram nas escolas - e nos lugares de formação de professores?;

• Cultura Tradicional Caiçara: Memória, Resistência e Luta pela sobrevivência no interior e entorno do Território Caiçara da Juréia, litoral sul de São Paulo;

• Desafios da notícia no século XXI – democracia, fake news e divulgação científica;

• Educação superior: diversidade, inovação e desafios da permanência;

• Estratégias para a Inteligência Artificial: os desafios do desenvolvimento técnico-científico, de governança e de políticas públicas;

• Florestan Fernandes 100 anos (1920-2020): Reflexões Democráticas sobre as Mudanças Sociais no Brasil;

• Imunizações e saúde pública: sucessos, desafios e perspectivas;

• Novas Tecnologias e Judicialização na Saúde no Brasil;

• Mal-estar na cidade: diversidade, violência e saúde mental;

• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia: desafios para a agenda global contemporânea;

• O futuro dos direitos humanos: economia, transição energética, solidariedade e democracia;

• Políticas Públicas, Educação e Formação de Professores para a Educação Básica;

• Raça, gênero e classe na justiça brasileira;

• Refúgio e migrações: desafios contemporâneos.