I Mostra Funciona Cultura


A Diretoria de Cultura da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, convida para a I Mostra Funciona Cultura, que encerra as atividades do Projeto Funciona Cultura após oito edições de oficinas culturais durante o período de isolamento social.
O Projeto Funciona Cultura é uma ação da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com recursos do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e parceria da Escola de Educação Corporativa (Educorp).

Créditos da imagem: Renata Soares da Luz


A Mostra é composta por um conjunto de atividades previstas no projeto original. Na primeira semana teremos o lançamento de obras selecionadas em edital específico para servidoras e servidores da Unicamp e, na segunda semana, teremos oficinas culturais com grandes nomes do cenário artístico campineiro e brasileiro.

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal DCult no Youtube.

 

A programação completa, sessões de lançamentos, obras e oficinas, é inteiramente gratuita e aberta ao público em geral.

 

ABERTURA OFICIAL DA I MOSTRA FUNCIONA CULTURA

05 de abril às 09h00 - assista ao vivo aqui.

Créditos da imagem: Renata Soares da Luz

Não é necessário fazer inscrição.

"Uma conversa sobre o Projeto Funciona Cultura que, durante vários meses do isolamento social, ofereceu oficinas culturais aos servidores e servidoras da Unicamp, com representantes dos órgãos Unicamp envolvidos na idealização do projeto."

Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto - Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp - ProEC

Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Júnior - Coordenador Geral de Cultura da Diretoria de Cultura da Unicamp - DCult

Airton Lourenço - Coordenação Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp - GGBS

Mônica Rovigati - Diretora Executiva da Escola de Educação Coorporativa da Unicamp - Educorp

Daniel Resende e Cassiane Tomilheiro - Produtores Culturais do Projeto Funciona Cultura

SESSÃO DE LANÇAMENTO 1

05 de abril às 10h00 - assista ao vivo aqui.

Conversa com proponentes e artistas, com a Mediação do Prof. Wenceslao Jr. (Coordenador - DCult) e participação do Daniel Resende e da Cassiane Tomilheiro (Projeto Funciona Cultura).

Não é necessário fazer inscrição.

Elas na live - Covid19
Assista aqui

Leda Maria Caira Gitahy
Marina Betetto Drezza
Larissa Oliveira Silva
Juliana Oliveira Silva
Érica da Cruz Novaes Gonçalves Dias

Parcerias: Drª. Renata Cristina Gasparino, Faculdade de Enfemagem/Unicamp; Wanda Helena Mendes Muniz Falcão, UFSC.

"Elas na live - Covid19", por Leda Maria Caira Gitahy, trata da importância das mulheres no geração de conhecimento e de ações de combate ao COVID-19, este projeto visa dar voz a algumas das pesquisadoras e profissionais da saúde que participaram deste processo no país. São entrevistas com o intuito de evidenciar a atuação delas tanto para o avanço da Ciência, quanto na luta pela vida e contra a desinformação, a partir de uma perspectiva humana e solidária. Créditos da imagem: divulgação/produção.

Machismo tem cura? Masculinidades frágeis em tempos reg(p)ressivos
Assista aqui

Karla Bessa
Larissa Kilian Pacheco
Leticia Moreira de Oliveira
Roberto M. Fadiga Júnior
Dario Munhoz Onofre
Coraci Ruiz
Luiz Moretto

Parcerias: Instituto de Artes/Unicamp; Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/Unicamp; SOS Ação mulher e Família; Cisco Produtora.

"Machismo tem cura? Masculinidades frágeis em tempos reg(p)ressivos", por Karla Bessa, é um documentário da estreita relação entre machismo, violência doméstica e novas masculinidades. Quais são as masculinidades que enfrentamos? Como a reeducação dos sentidos e da percepção estética alimenta a desconstrução de masculinidades tóxicas? Com entrevistas e pesquisas audiovisuais, a narrativa nos faz ir além do senso-comum no que tange às relações de poder entre homens e mulheres (cis e trans). Créditos da imagem: divulgação/produção.

SESSÃO DE LANÇAMENTO 2

06 de abril às 10h00 - assista ao vivo aqui.

Conversa com proponentes e artistas, com a Mediação do Marcelo Rocco (Coordenador - Centro Cultural Unicamp CIS Guanabara) e participação do André de Moraes (Projeto Funciona Cultura).

Não é necessário fazer inscrição.

Cordel em casa
Assista aqui

Fernando Cézar de Macedo Mota
Samuel de Monteiro
Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros
Maria Cristina Raphael Vidrich
Helenice Lourdes Vitorino
Sônia Martins
Kelly Roberta de Palma
Simone Rodrigues Vianna Silva
Lucinéia Moraes Feijó
Adauto Bezerra Delgado Filho
Trilha Sonora: Gilber César Souto Maior
Temas: (Flor do Mandacaru Ponteado e Romance da Bela Infanta)
Tradução em Libras: FFomin Traduções em Libras

Parcerias: Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico – CEDE/IE/Unicamp; Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais - GETETE (cadastrado no CNPq).

“Cordel em Casa”, por Fernando Cézar de Macedo Mota, apresenta o resultado da Oficina de Literatura de Cordel “Da Rima ao Verso’, dentro do Projeto “Funciona Cultura. O vídeo nos traz a declamação na íntegra do cordel feito exclusivamente para a mostra, além de trechos de outros dois cordéis desenvolvidos dentro “Da Rima ao Verso”. Além das declamações, temos os depoimentos de cada participante, com suas impressões, conquistas e possibilidades que o projeto proporcionou individualmente e coletivamente. A produção conta ainda com a participação, orientação e direção de um cordelista profissional. Créditos da imagem: divulgação/produção.

Incentivando a leitura em tempos de isolamento social: contarolando histórias em vídeo na Biblioteca Central Cesar Lattes
Assista aqui

Michele Lebre de Marco
Comissão de ações culturais BCCL e Direção SBU

"Incentivando a leitura em tempos de isolamento social: contarolando histórias em vídeo na Biblioteca Central Cesar Lattes", por Michele Lebre de Marco, traz a contação de histórias para na modalidade virtual como forma de incentivar a leitura neste período de isolamento social. Essa iniciativa começou em 2020 com o projeto “Contarolando Histórias na Biblioteca Central”, expandindo o incentivo da leitura à população. Créditos da imagem: divulgação/produção.

SESSÃO DE LANÇAMENTO 3

07 de abril às 10h00 - assista ao vivo aqui.

Conversa com proponentes e artistas, com a Mediação do Fábio Augusto Cerqueira (Coordenador - Espaço Cultural Casa do Lago) e participação da Gleice Severo e da Juliana Saravali (Projeto Funciona Cultura).

Não é necessário fazer inscrição.

Exposição Virtual - "Censurados - livros vetados pela ditadura militar" - Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho"
Visite aqui

Danielle Thiago Ferreira
Fernanda Mira
Isabella Nascimento Pereira
Caroline Costa
Gabriel Nardi
Rodrigo Forti

"Censurados - livros vetados pela ditadura militar", por Danielle Thiago Ferreira, foi uma exposição realizada em 2018 pela então Diretoria de Coleções Especiais e Obras Raras, atual Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (Bora) da Unicamp. Em virtude da pandemia de Covid-19 e da relevância do tema nos tempos atuais, a mostra foi reeditada no formato virtual. Os livros selecionados são pertencentes ao acervo da Bora e fizeram parte da lista de títulos censurados pela ditadura militar no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Créditos da imagem: divulgação/produção. Créditos da imagem: divulgação/produção.

Lembrar de não esquecer
Ouça aqui

Ana Cristina Colla
Luiz Brasileiro

Parcerias: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME/Unicamp.

“Lembrar de não esquecer”, por Ana Cristina Colla, é uma obra sonora criada a partir de depoimentos orais de pessoas de diferentes localidades (Colômbia, Uruguai, Argentina, Portugal, Brasil) em resposta à pergunta deflagradora "Qual memória você não gostaria de esquecer?". Esta ação foi impulsionada pela oficina "Suas histórias viram som: monte o seu podcast" do Projeto Funciona Cultura. Créditos da imagem: Renato Ferracini.

Tecendo memórias em imagens e sons
Assista capítulo 1capítulo 2capítulo 3

Rosineide Santos da Silva
Marcela Aparecida da Silva Stamponi
Eduardo de Souza de Oliveira

Parcerias: DEdIC/Unicamp; Centro Cultural Unicamp - CIS Guanabara.

"Tecendo Memórias em imagens e sons", por Rosineide Santos da Silva, com Marcela Aparecida da Silva Stamponi e Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros é um conjunto de curta-metragens pré-produzidos durante a oficina "Trabalho, afetos e recordações: tecendo as memórias em imagens e sons”, do Projeto Funciona Cultura ministradas por Eduardo de Souza de Oliveira. A produção se deu a partir de imagens de arquivo fotográfico e em vídeos relacionadas ao trabalho desenvolvido nas unidades da DEdIC e do CIS Guanabara, abordando a história e as percepções subjetivas sobre esses lugares. Créditos da imagem: divulgação/produção.

SESSÃO DE LANÇAMENTO 4

08 de abril às 14h00 - assista ao vivo aqui.

Conversa com proponentes e artistas, com a Mediação do Marcelo Rocco (Coordenador - Centro Cultural Unicamp CIS Guanabara) e participação da Amanda Ribeiro (Projeto Funciona Cultura).

Não é necessário fazer inscrição.

Como contar o tempo - uma perspectiva de quem sobrevive
Assista aqui

Giovanna da Costa Romaro
Vanessa Cristina Petroncari
Vitor da Costa Zago
Melina Wilson Menconi

Parcerias: Faculdade de Educação - FE/Unicamp, Coletivo Barbante.

"Como contar o tempo - uma perspectiva de quem sobrevive", por Giovanna da Costa Romaro, é um projeto de poesia expandida que explora diferentes linguagens artísticas para refletir sobre a passagem do tempo na realidade da pandemia de COVID-19, retratando fatos recentes do contexto brasileiro e cenas cotidianas do trabalho remoto junto às responsabilidades domésticas. Créditos da imagem: Melina Menconi.

Fluxos Água & Arte para tempos de sede
Assista aqui, aqui e viste as imagens aqui

Rosana Icassatti Corazza
Carla Ladeira Pimentel Águas
Eimy Carolina Cubides Zuñiga
Erica da Cruz Novaes Gonçalves Dias
Gabriela Marino Silva
Giovana Roggeri Affonso
Marina da Silva Pires

Parcerias: bolsistas de graduação; Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais - LABTTS/IG/Unicamp; PUC Campinas; Instituto Opaoká.

“Fluxos - Água & Arte para tempos de sede”, por Rosana Icassatti Corazza, é uma produção audiovisual que tem a água como eixo central e lança mão de variados elementos como dança, animação, poesia e depoimentos. Partindo do contexto de pandemia, que evidencia as desigualdades no acesso à água, nos convida a ver além, apresentando a diversidade de significados que a água adquire para diferentes povos e culturas no Brasil". Créditos da imagem: divulgação/produção.

Três Prelúdios Encadeados de Alexander Scriabin para guitarra, piano, baixo e bateria
Assista aqui

Paulo José de Siqueira Tiné
Vicente Falek Brauer
Igor Pimenta
Ricardo Berti

"Três Prelúdios Encadeados de Alexander Scriabin para guitarra, piano, baixo e bateria", por Paulo José de Siqueira Tiné, é um vídeo gravado remotamente com transcrições da obra de Alexander Scriabin (1871-1915), compositor russo do final do Romantismo. Créditos da imagem: divulgação/produção.

SESSÃO DE LANÇAMENTO 5

09 de abril às 14h00 - assista ao vivo a parte 1 e parte 2.

Conversa com proponentes e artistas, com a Mediação do Fábio Augusto Cerqueira (Coordenador - Espaço Cultural Casa do Lago).

Não é necessário fazer inscrição.

Sarau Multicultural Online
Assista aqui

Bela Feldman-Bianco
Mariana Santos Teófilo
Karina Quintanilha Ferreira
Daniel Cardoso Perseguim de Oliveira
Juan Cusicanki
Juan Manuel Rivera
Willians dos Santos
Cristina de Branco
Daniela Solano

Parcerias: Projeto de Extensão "Fronteiras Cruzadas: Rede Sociotécnica com Imigrantes e Refugiados" (Unicamp); Si, Yo Puedo, Fórum Internac Fronteiras Cruzadas, Fontié ki Kwaze, Visto Permanente.

"O Sarau Multicultural Online", por Bela Feldman-Bianco, faz parte das ações do Projeto de Extensão Fronteiras Cruzadas "Formação de Rede Sociotécnica com Imigrantes e Refugiados" na Unicamp e é resultado de uma parceria com o Visto Permanente. Este sarau tem como proposta valorizar o trabalho de artistas imigrantes que se destacam em São Paulo e Campinas, buscando refletir sobre suas experiências migratórias e suas lutas no contexto de crise e pandemia. O Sarau Multicultural Online se levanta contra todas as formas de opressão, em defesa da vida das mulheres, contra a xenofobia e racismo, a favor da campanha #regularizaçãojá e pelos direitos de todas as pessoas imigrantes! Créditos da imagem: divulgação/produção.

“Mundo dá volta, camará!” Contos e cantos da capoeira Angola em Campinas
Assista aqui

Juliana Pires de Arruda Leite
Valdisinei Ribeiro Lacerda
Mariana de Souza Lima
Thiago de Almeida Tonus
Rafa Kennedy

Parcerias: Escolha de Capoeira Angola Resistência (ECAR).

"'Mundo dá volta, camará!' - Contos e cantos da capoeira Angola em Campinas", por Juliana Pires de Arruda Leite, traz a importância de se fomentar a cultura e a educação anti-racistas com espaços de expressão e valorização da cultura afro-brasileira. A capoeira, patrimônio imaterial do Brasil, a partir da perspectiva de Mestre Topete, a obra apresenta a riqueza da capoeira, contribuindo para amenizar os efeitos do isolamento e oferecer uma oportunidade de reflexão através da arte e da beleza. Créditos da imagem: divulgação/produção.

Músicas, danças folclóricas e teatro popular - Raízes Afro-Brasileiras “O caminho é valorizar a tradição das pessoas”
Assista aqui

José Benedito de Moraes
Daniela Batista de Oliveira

"Músicas, danças folclóricas e teatro popular - Raízes Afro-Brasileiras 'O caminho é valorizar a tradição das pessoas'", por José Benedito de Moraes, traz o Grupo Savuru e suas expressões artísticas que resgatam elementos de dança da cultura afrodescendente, como o samba de lenço, o jongo, o carimbo, o coco de Alagoas, além do teatro popular, da capoeira e do sarau que marcam o território com uma característica própria onde a Arte exerce sua fundamental importância. Créditos da imagem: divulgação/produção.

 

OFICINAS CULTURAIS

Faça sua inscrição aqui. As inscrições serão recebidas até 1 hora antes da realização de cada oficina.

Inscrições gratuitas abertas para qualquer pessoa, da Unicamp ou não.

As gravações das oficinas ficarão disponíveis e abertas ao público em geral gratuitamente no Canal DCult no Youtube após sua finalização.

HISTÓRIAS NA RAIZ - A ARTE DA CENA E O CONTADOR DE HISTÓRIAS

MINISTRANTES: SUZANA MONTAURIOL E CARLOS REZENDE

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

CAMINHOS PARA A ESCRITA E A INVENÇÃO NA FICÇÃO

MINISTRANTE: CRISTIANE SOBRAL

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

CONSTRUÇÃO DE CAIXA DO DIVINO OU DE FOLIA

MINISTRANTE: TOSHIRO EMORI

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

AJEUM - ALIMENTO E A COMIDA AFRO-BRASILEIRA

MINISTRANTE: CHEF MARCELO REIS

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

ORGANICAMENTE RANGO

MINISTRANTE: TIA NICE

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

VIVÊNCIA BARBATUQUES

MINISTRANTES: GIBA ALVES, JOÃO SIMÃO E LU HORTA

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

A BRINCADEIRA DA DANÇA

MINISTRANTES: ANTÔNIO NÓBREGA E ROSANE ALMEIDA

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

BRASIL-ÁFRICA: DIÁLOGOS DANÇANTES

MINISTRANTE: REGINA SANTOS

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

GRAFITE É ARTE

MINISTRANTE: GUSTAVO NÉNÃO

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).

ANIMAÇÃO INDEPENDENTE: SUBJETIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO

MINISTRANTE: CAMILA KATER

Saiba mais aqui.

Inscreva-se aqui até uma antes do início da oficina.

Assista aqui (em breve).