Apresentamos o Projeto Funciona Cultura, da Diretoria de Cultura (DCULT) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Universidade Estadual de Campinas, com recursos do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e parceria da Escola de Educação Corporativa (EDUCORP).

Ele tem a finalidade de incluir e/ou ampliar a participação dos funcionários da Unicamp, como produtores e/ou desfrutadores de práticas culturais e artísticas. Tem também o objetivo de estabelecer um circuito cultural nas Unidades universitárias, através da realização de oficinas de produção cultural nos próprios espaços das Unidades onde trabalham estes funcionários, capilarizando a sensação de pertencimento às ações culturais oferecidas e realizadas nesta universidade.

O lançamento do Projeto Funciona Cultura ocorreu dia 17 de dezembro, às 8h30, no Centro de Convenções. Contou com a presença do Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel; do Pró-Reitor de Extensão e Cultura Prof. Dr. Fernando Hashimoto; do Coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) Airton Lourenço Marcos Zanatta, Diretora Executiva da Escola de Educação Corporativa (EDUCORP); do Coordenador Geral de Cultura Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior; além de diretores e gestores de diferentes órgãos e unidades.

A cerimônia de lançamento foi encerrada com a apresentação do grupo cultural da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e a experimentação desta manifestação cultural pelos presentes.

 

Para os promotores do Projeto, a cultura está inexoravelmente vinculada à promoção da emancipação humana com fins a alcançar a formação e integração do ser humano mediante a criação e transformação de sentidos e pode-se vivenciar a cultura nas dimensões simbólica (idiomas, crenças, costumes, culinária, modo de vestir, criações tecnológicas e arquitetônicas); cidadã (direito básico do cidadão; participação social, livre expressão, salvaguarda patrimônio e memória cultural); e econômica (formação de cadeia produtiva cultural).

Enquanto promoção à saúde dos trabalhadores, a vinculação em atividades e produção cultural tem sido associada à prevenção de agravos à saúde e à promoção da criatividade e inovação no trabalho. Neste acolhimento de todos os atores e saberes na composição do
ambiente acadêmico garante as condições de acessibilidade às diferenças na construção do que nos é comum: a Universidade pública.

Tendo isso em vista, serão realizadas oficinas em todas as unidades-órgãos com mais de 30 servidores e/ou funcionários. Aquelas unidades-órgãos que tiverem um número menor que 30 servidores e/ou funcionários, serão agrupadas por proximidade geográfica para o oferecimento de uma oficina.
Cada oficina terá duração média de quatro encontros de 1:30 hora, podendo, cada encontro, ter outras durações, consideradas as especificidades das Unidades-Órgãos universitários. Da mesma forma, o número de encontros também poderá ser alterado de acordo com estas especificidades. As características de cada oficina serão planejadas com os agentes culturais, de acordo com sua expertise e especificidade de cada atividade cultural.
Todas as oficinas culturais deverão produzir um produto final – obra relativa à atividade cultural da oficina, fruto do trabalho dos servidores e funcionários que delas participaram, sendo esta obra exposta/apresentada, preferencialmente, na mesma Unidade-Órgão no último encontro da oficina.

 

As oficinas serão realizadas em quatro eixos de produção cultural:


EIXO 1. ARTES VISUAIS e/ou CINEMA, abrangendo todas as formas de expressão cultural que se realizam através da manipulação de materiais, cores e formas, ou do uso de instrumentos e equipamentos de produção de imagens, respectivamente visuais e audiovisuais;

EIXO 2. LITERATURA e/ou TEATRO, abrangendo todas as formas de expressão cultural que se realizam através de, respectivamente, escrituras e gestos corporais em que o rosto e a palavra falada sejam matérias-primas preferenciais;

EIXO 3. MÚSICA e/ou DANÇA, abrangendo todas as formas de expressão cultural que se realizam através de, respectivamente, instrumentos e equipamentos de produção de sons e ritmos e gestos corporais em que o corpo humano afetado ou não
pelos sons e ritmos sonoros sejam matérias-primas preferenciais;

EIXO 4. CULINÁRIA e/ou ARTESANIA MANUAL, abrangendo todas as formas de expressão cultural que se realizam através de, respectivamente, preparo de alimentos e produção de quaisquer objetos e/ou corpos com utilidade na vida cotidiana e/ou
ritual.

Para saber mais sobre o Projeto Funciona Cultura clique AQUI e assista o vídeo:

 

 

 

Para quem quiser participar deste projeto como oficineiro, as inscrições estarão abertas até o dia 25 de maio de 2020.

 

 

Para participar dessa seleção, é necessário cadastro na plataforma Mapa Cultural de Campinas e envio de propostas via formulário digital.

Os interessados em realizar ações de desenvolvimento cultural para os funcionários da Unicamp devem seguir o escopo do Projeto Funciona Cultura.

Veja aqui o passo a passo para seu cadastro na plataforma do Mapa Cultural de Campinas.

Para mais informações, consulte aqui o edital.