Órgãos

Os órgãos pertencentes à DCult

Centro de Convenções
+55 19 3521-1738 | 3521-1966
Visitar site oficial


Espaço Cultural Casa do Lago
+55 19 3521-1708 / 7017
Visitar site oficial

A Casa do Lago é um órgão da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), cuja missão é estimular as produções artísticas e culturais e os projetos de extensão da comunidade universitária – formada por docentes, discentes, técnico-administrativos e pesquisadores – nas mais diversas vertentes da cultura, aqui entendida em sua forma mais abrangente. Com isso, proporcionar à comunidade eventos relevantes e de qualidade, democratizando e ampliando cada vez mais o acesso à cultura, incentivando e difundindo as diversas linguagens e tendências artísticas. Seguindo esta orientação, o Espaço Cultural acolhe espetáculos gratuitos de teatro, dança e música, mostras de cinema, exposições de artes visuais, oficinas culturais, lançamentos de livros, seminários, debates e eventos diversos, em 3 Salas distintas e em seu entorno emoldurado pela paisagem do bosque.


Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – Cis-Guanabara
+55 19 3521-4712
Visitar site oficial

O CIS-GUANABARA é um Centro Cultural de Inclusão e Integração Social criado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Universidade estadual de Campinas (UNICAMP). Trata-se de um espaço público tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade de Campinas, posto sob cuidados da Universidade. O CIS Guanabara é composto pelo conjunto arquitetônico recuperado da antiga Estação Guanabara. O Espaço CIS-Guanabara destina-se a proporcionar adequadas condições de desenvolvimento de projetos de educação, cultura e lazer para o público da comunidade de Campinas e Região Metropolitana. A denominação Centro Cultural de Inclusão e Integração Social consolida o perfil sócio-cultural das ações desse órgão, na direção de criar, promover e consolidar-se como um espaço de ofertas públicas de bens culturais, vinculados à promoção da causa da emancipação humana, a partir da natureza da Universidade e seus participantes.


Ginásio Multidisciplinar
+55 19 3521-1738 | 3521-1966


MAV - Museu de Artes Visuais da Unicamp
+55 19 3521-1472 / 1473
Visitar site oficial

O Museu de Artes Visuais da Unicamp é uma instituição pública, de caráter permanente, que tem como missão a exposição, conservação, proteção, valorização e ampliação de seu acervo museológico, arquivístico e bibliográfico, de forma a possibilitar a promoção e difusão da educação, pesquisa e do conhecimento em artes visuais. Tem como acervo inicial um conjunto de cerca de 1.000 obras, que foram doadas pelo Instituto de Artes da Unicamp em 2009.


Museu Exploratório de Ciências
+55 19 3521-1810
Visitar site oficial

O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP é um espaço educativo e de comunicação pública de ciência e tecnologia. Nossa missão é estimular a curiosidade científica, disseminando o conhecimento científico e tecnológico de forma crítica. Temos como objetivo principal a formação de cidadãos engajados e ativos na apropriação deste conhecimento. O Museu visa à inserção dos visitantes numa perspectiva de educação científica que busca integrar as pessoas à sociedade na qual estão inseridas, pela superação de um olhar meramente técnico e científico. Para além das questões diretamente abordadas nos programas, pretendemos expandir o campo de visão dos participantes até as dimensões sócio-econômicas da apropriação do conhecimento científico-tecnológico, estimulando o senso crítico de forma divertida e inteligente. Assim, a valorização do convívio social, o lazer e a acessibilidade são prioridade em todos os programas do Museu. Sempre buscando estimular o trabalho cooperativo entre os participantes, em paralelo à divulgação científica, o Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP oferece uma série de programas com diferentes focos, públicos e áreas temáticas.


Fóruns Permanentes
+55 19 3521-5039
Visitar site oficial

Os Fóruns Permanentes da Unicamp são realizados desde 2003, visando colocar em debate temas relacionados ao desenvolvimento cultural, social e econômico do país. Foram concebidos para propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade. Os Fóruns Permanentes são um espaço de integração entre as comunidades acadêmica e externa.

Nesse sentido, neste ano de 2017 a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários assumiu a gestão dos Fóruns. O objetivo principal da Diretoria de Cultura, em relação direta com a extensão universitária, é justamente o de alinhavar e ampliar essa aproximação, com a convicção de que a cultura é parte estruturante da sociedade e tem como papel articular e buscar consensos entre diferentes áreas de pensamento e conhecimento e seus atores diversos, levando à proposição de novas soluções e, consequentemente, ao desenvolvimento social.