— EVENTOS

Casa de Saberes Ancestrais da Unicamp

Ciclo de Conversas da "Casa de Saberes Ancestrais da Unicamp"



Casa de Saberes Ancestrais da Unicamp



Evento

Ciclo de Conversas da Casa de Saberes Ancestrais com Vika Martins e Wilmar D'Angelis

Detalhes do evento

Data do evento: 20/09/2019

Período de inscrição: 10/09/2019 a 20/09/2019

Vagas: 280

A Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) convida a todos para a segunda atividade do Ciclo de Conversas da "Casa de Saberes Ancestrais da Unicamp", que acontece no dia 20 de setembro de 2019, as 14h, no Centro de Convenções da UNICAMP. Na ocasião, estarão presentes Vika Martins ( FAU/UNISINOS) e Wilmar D´Angelis (IEL/UNICAMP).

 

Vika Martins é arquiteta e urbanista pela FAU/UNISINOS. Mestre em Programa de Pós-graduação Multidisciplinar da Faculdade de Economia da UFRGS (PGDR), na área de Desenvolvimento Rural, produção com ênfase em Habitação Rural, onde aborda questões simbólicas e sustentáveis do morar.  Formada em Permacultura Design e Consultoria pelo Instituto de Permacultura da Pampa, Bagé-RS. Tem formação complementar em geobiologia junto a diversas entidades, entre elas o IBG – Instituto Brasileiro de Geobiologia. 

Em 2015, recebeu o prêmio nacional de Arquiteta e Urbanista do Ano – Setor Privado, no 10° Prêmio da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA).  Recebeu menção honrosa nacional no prêmio SOBER, representando a UFRGS. Foi a primeira e única arquiteta a receber esse prêmio. A SOBER é a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, a mais importante entidade brasileira na área.

Proprietária da Ohásis Arquitetura Sustentável, onde desenvolve soluções sustentáveis humanizadas, por meio do reconhecimento da profunda inter-relação entre o ser humano e seu ambiente como fonte de vitalidade e bem-estar. Propõe uma arquitetura aliada ao conceito de saúde ambiental e às tecnologias de construção sustentável com responsabilidade social, prioriza a construção natural (bioconstrução), o uso de eco produtos na construção civil, bioclimatismo, uso racional da água e saneamento ecológico e geobiologia, além do planejamento ambiental sistêmico e princípios da permacultura.

 

 

Wilmar D’Angelis é indigenista, doutor em Linguística e professor da área de Línguas Indígenas do Departamento de Linguística da Unicamp desde 1994. Especialista em Fonética e Fonologia, em Línguas Indígenas, e em Educação Escolar Indígena. Entre 1977 e 1987 atuou exclusivamente como indigenista junto a populações indígenas do Sul do Brasil, especialmente os Kaingang. Desde 2013 atua e coordena a assessoria linguística de um Programa de Revitalização das Línguas Indígenas no Estado de São Paulo, abrangendo 3 etnias.