— EVENTOS

Exibição do documentário "Fronteras en movimiento" e debate com a artista Kuyen Gerter

Artista chilena estará na Unicamp participando do Programa Pesquisador e Artista Residente, em parceria da Unicamp com o Banco Santander



O Espaço Cultural Casa do Lago receberá no dia 22 de setembro, quinta-feira, a exibição do documentário "Fronteras en movimento", da artista e pesquisadora chilena Kuyen Gerter, seguido de bate-papo com a própria criadora. O documentário  é resultado de uma investigação das danças afrodescendentes na fronteira do Chile com o Peru, e corresponde a uma compilação de histórias e imagens dos afrodescendentes chilenos-peruanos que habitam a zona fronteiriça (antes da Guerra do Pacífico: o Vice-Reino do Peru). Danças afrodescendentes, fronteiras territoriais, identidade, resistência, confluência e ritmo cósmico são alguns dos temas que se sintetizam neste longa-metragem.

 

ONDE? No Cinema da Casa do Lago - Unicamp

QUANDO? Quinta-feira 22 de setembro à partir das 16h

 

Kuyen Gerter é licenciada em Filosofia e em Arte com habilitação em Dança pela Universidade do Chile além de ser Mestre em Antropologia pela Unviersidade Autonoma de Barcelona, é especialista em idiomas, símbolos, comunicação, intervenções territorial e ritual (carnaval, manifestações, cerimónias, etc.). Realiza assessoria técnica, projeto, avaliação, implementação e intervenção de políticas sociais e culturais para administração pública em vários áreas: saúde, imigração, educação, espaço urbano, minorias, grupos sociais, entre outros.

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.



Evento

Exibição Extra do documentário "Fronteras en movimiento" e debate com a artista Kuyen Gerter

Detalhes do evento

Data do evento: 22/09/2022

Período de inscrição: 19/09/2022 a 22/09/2022

Vagas: 70

Este material é resultado de uma investigação das danças afrodescendentes na fronteira do Chile com o Peru. Corresponde a uma compilação de histórias e imagens dos afrodescendentes chilenos-peruanos que habitam a zona fronteiriça (antes da Guerra do Pacífico: o Vice-Reino do Peru). Danças afrodescendentes, fronteiras territoriais, identidade, resistência, confluência e ritmo cósmico são alguns dos temas que se sintetizam neste longa-metragem.

Kuyen Gerter é licenciada em Filosofia e em Arte com habilitação em Dança pela Universidade do Chile além de ser Mestre em Antropologia pela Unviersidade Autonoma de Barcelona, é especialista em idiomas, símbolos, comunicação, intervenções territorial e ritual (carnaval, manifestações, cerimónias, etc.). Assessoria técnica, projeto, avaliação, implementação e intervenção de políticas sociais e culturais para administração pública em vários áreas: saúde, imigração, educação, espaço urbano, minorias, grupos sociais, entre outros.