CINE DCULT: Exibição do filme PARA'I e debate com presença do diretor Vinicius Toro.

Dirigido por Vinicius Toro, longa foi filmado na Terra Indígena Jaraguá (SP), e traz uma história sobre a luta do povo Guarani Mbya.

No próximo dia 9 de novembro, às 18h, teremos no gramado em frente ao Centro de Convenção da Unicamp (Av. Erico Verissimo, 500, Cidade Unviersitária, Campinas-SP), uma nova edição do Cine DCult, dessa vez com a exibição do filme PARA'I dirigido por Vinicius Toro, tendo após a exibição um debate com a presença do diretor. O filme surge do encontro que o cineasta com a comunidade guarani do Jaraguá, como parte do Programa Aldeias, um projeto de fortalecimento cultural e político das terras indígenas de São Paulo. “O objetivo das oficinas de vídeo era que a comunidade pudesse se apropriar das tecnologias e realizar projetos para visibilizar o contexto de vida dos Guarani na maior cidade do país.” Produzido pela Travessia Filmes e com distribuição da Descoloniza Filmes.

Sinopse
Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca começa a questionar seu lugar no mundo: por que não fala guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que seu povo luta por terra. Trailer AQUI.

Direção e roteiro: Vinicius Toro
Elenco: Monique Ramos Ara Poty Mattos, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim, Lucas Augusto Martim, Regiane Dina de Oliveira Santos, Hortêncio Karai Tataendy, Sônia Barbosa Ara Mirim
Produção executiva: Bruno Cucio
Montagem: Victor Fisch
Direção de fotografia: Cris Lyra
Desenho de Som: Ricardo Zollner
Direção de arte: Maíra Mesquita
Produtora: Travessia
Ano: 2018
País: Brasil
Duração: 82 min

Sobre Vinicius Toro
Formado em Audiovisual na USP, Vinicius trabalha há 12 anos junto ao povo Guarani, realizando documentários, exposições fotográficas, livros, culminando no filme de ficção Para’í, resultado da criação em parceria com a comunidade indígena do Jaraguá e desenvolvido a partir de fatos vividos durante o processo da luta pela terra.

Sobre a Travessia Filmes
Produtora e audiovisual dedicada a cultura e a projetos educacionais, tem expressado uma visão crítica e contundente de mundo, como nos curta metragem “Ava Mocoi - Os Gêmeos” vencedor de melhor filme no Festival de Oberhausen e “Quebramar”.

Sobre a Descoloniza Filmes
Fundada em 2017 por Ibirá Machado, a Descoloniza Filmes nasceu com o propósito de equiparar a distribuição de filmes dirigidos por mulheres e que tragam novas propostas narrativas e temáticas, contribuindo com a construção de uma nova forma de pensar. Em 2018, a Descoloniza lançou o filme argentino "Minha Amiga do Parque", de Ana Katz, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Sundance, "Híbridos - Os Espíritos do Brasil", de Priscilla Telmon e Vincent Moon, o chileno "Rei", de Niles Attalah, vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Roterdã, e "Como Fotografei os Yanomami", de Otavio Cury. Em 2019 codistribuiu junto à Vitrine Filmes a obra "Los Silencios", de Beatriz Seigner, e levou aos cinemas "Carta Para Além dos Muros", de André Canto. Durante a pandemia, lançou diretamente no streaming os filmes "Saudade Mundão", de Julia Hannud e Catharina Scarpellini, e "Castelo de Terra", de Oriane Descout, retomando os lançamentos em salas no segundo semestre de 2021, com "Cavalo", de Rafhael Barbosa e Werner Sales, "Parque Oeste", de Fabiana Assis, e "Aleluia, o canto infinito do Tincoã", de Tenille Barbosa. Em 2022 realizou os lançamentos de "Sem Rosto", de Sonia Guggisberg, e "Gyuri", de Mariana Lacerda, "Aquilo que eu Nunca Perdi", de Marina Thomé, e “Êxtase”, de Moara Passoni. Para 2023 prepara os lançamentos de “Muribeca”, de Alcione Ferreira e Camilo Soares, “Para’í”, de Vinicius Toro, "Para Onde Voam as Feiticeiras", de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, “Luz nos Trópicos”, de Paula Gaitán, “Seus Ossos e Seus Olhos”, de Caetano Gotardo, dentre outros.