Cultura e Democracia: alianças políticas entre movimentos sociais e universidades.

Fórum Especial – 20 Anos.

O encontro Cultura e Democracia: alianças políticas entre movimentos sociais e universidades, que acontecerá como uma atividade de celebração dos 20 anos do Fórum Permanente da Unicamp, tem como objetivo maior articular relações entre os movimentos sociais e coletivos de Campinas e a Unicamp.

Na primeira parte do dia, três palestrantes apresentarão experiências que vão dos “pontos de cultura” (programa nacional do Ministério da Cultura do início dos anos 2000 e que perdura até hoje), passando por experiências de movimentos culturais locais da cidade de Campinas até ações institucionais no âmbito universitário como, por exemplo, a Cátedra Kaapora de conhecimentos tradicionais e não-hegemônicos da Unifesp. Na segunda parte do dia, haverá uma Roda de conversa com movimentos sociais da cultura na cidade de Campinas e região como uma primeira experiência partilhada de escuta para a construção de uma agenda comum para 2024 entre a Unicamp esses movimentos.

A DCult acredita que um encontro desta natureza deva contribuir com a promoção da equidade, da diversidade e que a almejada reconstrução democrática do país possa se fazer através da cultura.

INSCRIÇÕES AQUI

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

Lembrete: Somente com a participação PRESENCIAL haverá certificado.

Evento: GRATUITO

Unidades/Órgãos envolvidos: DCult/ProEC/UNICAMP

Organizadores:

Prof. Dr. Cacá Machado |DCult/ProEC/UNICAMP

Profa. Dra. Carolina Cantarino Rodrigues |DCult/ProEC/UNICAMP

30/11/2023 (quinta-feira)

9h30 – Mesa de Debate

João Pontes |Sociólogo e Diretor da Política Nacional de Cultura Viva / Ministério da Cultura (MinC)

Tiche Vianna  |Atriz, Diretora, Pesquisadora de Teatro e Co-Fundadora do Teatro Barracão

Valéria Macedo |Antropóloga e Professora no Departamento de Ciências Sociais da EFLCH-Unifesp

Moderadores: Prof. Dr. Cacá Machado e Profa. Dra. Carolina Cantarino Rodrigues

12h às 14h – Almoço