— NOTÍCIAS

Debate sobre divulgação científica abre os Seminários de Extensão e Cultura

O evento será dia 24 de março no CDC



Como atividade fundamentalmente extensionista, a difusão dos conhecimentos científicos produzidos na universidade demanda método e incentivo. Com esse intuito, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp promoverá na próxima semana o primeiro Seminário de Extensão e Cultura tendo a divulgação científica como tema. O evento pretende reunir especialistas e interessados no assunto das mais diversas áreas para trocar experiências e pensar formas de atuação. O seminário é aberto e gratuito e as inscrições devem ser realizadas no formulário.

“Difusão de ciência e de cultura é extensão universitária. Toda vez que a gente fala com a comunidade, é extensão. Essa comunicação é uma via de mão dupla, levamos informação para sociedade e trazemos conhecimentos para a academia”, afirmou José Luiz da Costa, assessor da Proec e coordenador dos Seminários. Confira a programação

O evento prenuncia, também, o lançamento do primeiro edital voltado especificamente para divulgação científica, que está elaborado em parceria com as pró-reitorias de extensão da USP e Unesp. Segundo Costa, o edital, que deve ser lançado em breve, pretende estimular o desenvolvimento de propostas conjuntas, envolvendo docentes e estudantes das três universidades. 

 

Seminários de Extensão e Cultura

 

Os Seminários de Extensão e Cultura da Proec acontecerão mensalmente, trazendo temas sensíveis para o debate. “Diferentes do Fóruns Permanentes, que vêm de demandas dos docentes, os Seminários serão propostos pela administração central. A Proec definirá a programação e convidará os palestrantes, a partir das necessidades que identifica”, pontuou José Luiz. 

De acordo com o assessor, os eventos deverão também marcar lançamentos de editais da Proec, voltados para os assuntos debatidos. “Pretendemos que os Seminários sejam conversas entre especialistas, professores que já praticam extensão, comunidades e potenciais novos extensionistas. Queremos mostrar a importância e a dimensão da extensão da Unicamp”, ressaltou.