— NOTÍCIAS

Fórum Permanente: Sustentabilidade financeira de corpos artísticos

Fórum discute modelos de atuação e financiamento referentes a atividades artísticas e culturais



O Fórum Sustentabilidade Financeira de Corpos Artísticos  é um evento organizado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU- CIDDIC) destinado à atualização de pessoas vinculadas a orquestras sinfônicas ou instituições relacionadas da região sul e sudeste do Brasil, no que se refere a questões de planejamento artístico e administrativo. Esta edição será dedicada às questões de sustentabilidade financeira dos corpos artísticos, incluindo discussões sobre modelos de atuação e financiamento referentes a atividades artísticas e culturais vizinhas, como, por exemplo, nas artes plásticas. Desta maneira, o fórum amplia seu caráter interdisciplinar e propõe palestras e discussões sobre ferramentas que auxiliam na prospecção de recursos para projetos culturais de diferentes iniciativas, impulsionando ideias de financiamento no setor da música sinfônica.

Data do evento: 31/10/2018
Período de inscrição: 01/10/2018 a 30/10/2018
Vagas: 840
Evento: GRATUITO
Local:  Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 31/10 quarta-feira 

Organização: Cinthia Alireti, regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Programação

Manhã

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Palestra: Estratégias e Benefícios da Curadoria nas Artes Plásticas
As artes plásticas têm disponíveis há muito tempo um vasto ferramental de curadoria que ainda não é amplamente usado na música. Este ferramental será apresentado para despertarem ideias em quem está no cotidiano do fazer musical.
Palestrante: Andrés Hernández, curador, artista plástico e doutorando no Instituto de Artes da UNICAMP em Artes Visuais.

10h30 – Intervalo para café

11h – Mesa: A curadoria como ferramenta de financiamento cultural – Debatedores: Andrés Hernández; Prof. Dr. Sergio Kafejian (professor de composição da Faculdade Santa Marcelina diretor e ex-diretor artístico da Camerata Aberta). Mediador: Danilo Ávila (doutorando em História pela UNESP-Franca, editor do site Música e Sociedade e membro do site Sussurro/Musicon).

12h–14h – Intervalo para almoço

Tarde

14h – Palestra: Financiamento cultural – panorama histórico e tendências atuais
O financiamento das instituições  e iniciativas culturais, fator estruturante dos processos de gestão, tem passado por amplas transformações no âmbito público quanto privado. Será abordado o contexto histórico e a atualidade do financiamento com tendências e modelos inovadores de sustentabilidade econômica.
Palestrante: Luiz Coradazzi (Gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da Orquestra Municipal de Campinas).

15h20 – Intervalo para café

15h40 – Mesa: Estratégias de financiamento cultural — Debatedores: Luiz Coradazzi; Thaís Nicolau e Rosana Caramaschi. Coradazzi (gestor cultural, foi diretor de artes British Council no Brasil e diretor executivo da  Mediador: Guilherme Kawakami (executivo financeiro do Ciddic).

16h40 – Encerramento: Dra. Cinthia Alireti – regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Informações e inscrições