Palco DCult celebra os 70 Anos de Barão Geraldo

O evento começa neste sábado (30), a partir das 14 horas, na Praça Durval Pattaro.

Texto: Gabriela Villen   |  Imagem: Renan de Oliveira

Os 70 anos do Distrito de Barão Geraldo serão comemorados com três edições do Palco DCult, na Praça Durval Pattaro. As comemorações reunirão renomados artistas da cena musical brasileira, que marcaram passagem pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O primeiro acontece neste sábado (30), a partir das 14 horas, com Quarteto Açu, Guilherme Ribeiro, Trio Corrente e Hercules Gomes, com a Oquestra Popular Brasileira do IA.

O Palco DCult é um projeto idealizado pela Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (ProEC), que se juntou à Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e à Subprefeitura de Barão Geraldo para a celebração. Com a finalidade de difundir parte da produção musical oriunda da Unicamp, o projeto reforça uma das principais características da universidade pública: o seu papel de interlocução direta com a cidade.

As comemorações acontecerão no último sábado de cada mês, sempre a partir das 14 horas, na Praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo. O evento contará também com a presença do Pólo Cervejeiro de Campinas.

Programação deste sábado

A programação deste sábado será aberta com a improvisação e o swing do Quarteto Açu, com Theo Rathsam (contrabaixo), Amanda Camargo (piano), Quico Ferreira (bateria) e Pedro Couto (guitarra).

Em seguida, a música instrumental brasileira sobe ao palco, com o piano e acordeon de Guilherme Ribeiro e o violão e guitarra de Fernando Baeta.

O Trio Corrente entra na sequência, com seu som original, que interpreta de forma única os clássicos do choro, da MPB e do seu crescente repertório autoral. A performance do Trio promete aliar agradável equilíbrio solos virtuosísticos e momentos de rara sutileza.

O premiado pianista Hercules Gomes encerra a programação do dia, ao lado da Oquestra Popular Brasileira do IA, com repertório variado, que vai do jazz ao maxixe. O grupo universitário, sob formação tradicional de Big Band e a condução de Paulo Tiné, desde 2014, já se apresentou com músicos como Daniel Barry (EUA), Roberto Sion e Antônio Nóbrega.