Palco DCult encerra comemorações de 50 anos da Faculdade de Educação com show de Consuelo de Paula

O evento aconteceu no Teatro de Arena da Unicamp

Texto: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen

A chuva abraçou o Teatro de Arena da Unicamp e inseriu sua percussão no show de Consuelo de Paula, no Palco DCult, que encerrou as comemorações dos 50 anos da Faculdade de Educação (FE). “Parece que ela está tocando com a gente”, afirmou a artista. Entre as canções executadas, muitas composições tiveram a colaboração de professoras da Unicamp, como Regina Machado e Alik Wunder. A cantora e compositora mineira, Consuelo de Paula, trouxe sonoridades regionais de matrizes indígenas, africanas e latinoamericas em seu violão, acompanhada pelo violoncelo de Adriana Holtz. O espetáculo foi produzido em uma parceria entre a Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a FE.

“Nós temos em comum essa valorização da universidade enquanto um espaço público de maneira ampliada, com esses momentos de festa, música e cultura no campus. Isso também é educação”, afirmou Carolina Cantarino, coordenadora adjunta da DCult.

Na abertura, Renê José Trentin Silveira, diretor da FE, agradeceu parceria com o Palco DCult e acrescentou: “A cultura e a arte não podem estar de fora da nossa vivência acadêmica universitária, a formação que realizamos aqui não será integral e completa se faltar um dos seus elementos principais que é a arte”.

As comemorações dos 50 anos da FE tiveram início em outubro de 2022, reunindo professores, ex-professores, alunos e ex-diretores. Segundo o diretor adjunto da FE, Alexandre Paixão, ressaltou a magnitude da celebração. "A faculdade, há 50 anos, tem lidado com o desafio de formar professores no Brasil. São 50 anos de luta, porque a educação é algo negligenciado nesse país. Esses últimos anos foram difíceis com todas essas tentativas de sucateamento e destruição. A educação estava na ponta da lança sendo ameaçada e acho que, depois disso, somos sobreviventes. Entretanto, precisamos nos tornar viventes. Estar aqui hoje para celebrar a Faculdade de Educação significa celebrar também a própria educação”.