Semínários de inclusão indígena: ciclo de saberes ancestrais

Série de seminários discute o ambiente da universidade para recepção e acolhimento dos indígenas que ingressarão em 2019

A Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp promove uma série de quatro seminários para promover, com a comunidade universitária, a preparação para a recepção e o acolhimento dos indígenas.

Neste ano de 2018, a Unicamp realiza o primeiro vestibular indígena, para o qual contará com 610 candidatos inscritos. As provas serão realizadas em quatro diferentes cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). São 72 vagas a serem preenchidas no início de 2019.

Para que questões como acolhimento, permanência e acompanhamento sejam discutidas e preparadas, foi criado um Grupo de Trabalho de Inclusão Indígena. A Diretoria de Cultura da ProEC também está representada nesse GT, que conta com a participação de sua diretora, a Malu Arruda (Carmen Lúcia Rodrigues Arruda).

A realização dos seminários, uma das primeiras ações propostas pelo GT, teve início em 3 de setembro, com o tema "A presença indígena na Universidade em percursos de Graduação e Docência: o que temos para aprender e o que temos para ensinar?". Em 2 de outubro aconteceu o 2o. Seminário, desta vez discutindo "A Universidade comporta a etno-diversidade?".

O próximo seminário ocorrerá em 13 de dezembro e tratará do tema: "As lutas pelos direitos indígenas: como criar alianças entre Universidade e movimento indígena?".

A programação completa, em detalhes, pode ser consultada em https://www.prg.unicamp.br/index.php/noticias/485-seminarios-qualificam-permanencia-indigena-na-unicamp.