CultuAr

Festival Aberto de Arte e Cultura

Sessões 1–8 | Sessões 9–16

Sessão 9

Entrevistas sobre arte e cultura

28 de outubro, quarta-feira, às 14h00

Assista aqui.

Corpo Extraordinário

Proponente: Dani Calicchio

Classificação indicativa: Livre
Duração: 10'

Corpo Extraordinário é um canal para pensar o fazer artístico a partir do corpo. Através de encontros com artistas, pesquisadores, pensadores do Corpo e do Movimento, o espectador será convidado a expandir seus sentidos e ter um contato sensível com a essência de artistas contemporâneos.

Assistir

Já reparô?

Proponente: Janaina Batista Barbosa Sampaio

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60'

“Já reparô?” é um podcast no qual parte da literatura para discutir temas como arte, regionalidade, gêneros literários, Covid-19, criação e etc. O podcast é composto por seis episódios de dez minutos cada, no qual em 5 episódios teremos um(a) autor(a) de cada região do país, e no 6º teremos um episódio com um professor e médico da FCM-Unicamp comentando na sua perspectivas sobre Covid e literatura. Além disso, em cada episódio terá uma leitura dramática de um fragmento do texto da pessoa convidada.

Ouvir Ep.1 Ouvir Ep.2 Ouvir Ep.3 Ouvir Ep.4 Ouvir Ep.5 Ouvir Ep.6


Sessão 10

Crítica sociedade consumo existencial

29 de outubro, quinta-feira, às 10h00

Assista aqui.

Garoto-propaganda na quarentena

Proponente: Alice Caroline da Rosa

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 20'

Nesse Web-Teatro, Janinho-Baby está no auge de sua carreira como garoto propaganda da empresa de suínos, Fibrás. Após ter tido um sonho, passa a se questionar sobre sua existência e as possibilidades de felicidade, almejando ser algo além de uma fotografia. Assim, o garoto Jânio coloca em risco o padrão de qualidade, a sustentabilidade, a personificação do produto e a padronização do consumo da empresa. As providências são tomadas imediatamente por sua agente Kátia.

Assistir

Gira mundo

Proponente: Danilo Soares de Lima

Classificação indicativa: Livre
Duração: 15'

Que mundo é esse, que relações são essas, que tempos são esses?
Mundo o qual fez dos momentos, apenas serem...
Serem do jeito que são, ou se tornarem o que querem que sejam?
E onde ficam os Seres?
Sentimentos, emoções e afetos se pairam em meio a ausência do ser
Tempos contemporâneos, que fizeram as relações supérfluas apenas estarem
O presente se torna, transforma e transborda na ânsia pela liberdade de estar com o outro
E viver dias melhores que estão por vir.

Assistir


Sessão 11

Criação em arte e cultura em tempos de pandemia

30 de outubro, sexta-feira, às 10h00

Assista aqui.

Máscaras: da poesia à proteção

Proponente: Pamella Villanova

Classificação indicativa: Livre
Duração: 30'

Vamos começar falando brevemente sobre as máscaras festivas e artísticas, sejam alegres ou assustadoras, feitas de matéria ou relações sociais, depois passaremos para o uso das máscaras e roupas de proteção para prevenção de doenças infecciosas. Em uma viagem no tempo, visitaremos personagens que nos contarão sobre o uso dos equipamentos de proteção durante os surtos de Peste Bubônica na Europa e Gripe Espanhola no Brasil, até chegar na máscara de proteção à COVID-19. Em uma espécie de performopalestra, algo entre teatro e palestra, a atriz aparecerá como contadora de histórias, personagens e narradora descrevendo imagens de fotografias, vídeos e objetos históricos. As legendas para pessoas surdas e ensurdecidas está disponível.

Assistir

O brotar da canção - Composições comentadas da Mana Dinga

Proponente: Amanda Carolini Menconi Hornhardt

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60'

Este ciclo de três podcasts, em formato de áudio, trás um bate papo com duração de 60 minutos sobre os processos criativos de três compositoras que integram o Grupo de Samba Mana Dinga.
Percorreremos as experiências vividas por elas e conheceremos composições que versam sobre temas profundamente entrelaçados: O feminino e o feminismo, a cultura afro-brasileira e as crônicas do cotidiano. Além de levar cultura, música e reflexão esse podcast é um convite a pessoa ouvinte a experimentar o trabalho de compor sua própria canção a partir de suas vivências.

Ouvir Ep.1 Ouvir Ep.2 Ouvir Ep.3


Sessão 12

Diaspórica

30 de outubro, sexta-feira, às 19h00

Assista aqui.

Teatro Negro em 1 minuto

Proponente: Monique Ferreira

Classificação indicativa: Livre
Duração: 11'

“Teatro Negro em 1 minuto” contará com 10 (dez) vídeos de um minuto de duração cada, expressando em seu conteúdo personalidades negras do teatro brasileiro. Cada vídeo evidenciará um artista negro, sua trajetória e principais conquistas no mundo artístico. Os artistas são: Abdias Nascimento; Ruth de Souza; Léa Garcia; Aguinaldo Camargo; Sebastião Bernardes “O grande Otelo”; Benjamim Oliveira; Mário Gusmão; Lázaro Ramos; Ícaro Silva e Grace Passô.

Assistir Ep.1 Assistir Ep.2 Assistir Ep.3 Assistir Ep.4 Assistir Ep.5 Assistir Ep.6 Assistir Ep.7 Assistir Ep.8 Assistir Ep.9 Assistir Ep.10

Manifesto Lima Barreto: o presente anda lotado de passado

Proponente: Pedro Alvares Ribeiro

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 20'

Nesse vídeo performance manifesto, performers refletem sobre o nosso próprio tempo, e convidam o público para juntar-se a eles nessa consideração, evocando as palavras de um autor centenário, preto, filho de negros escravizados. Lima Barreto foi apagado historicamente devido às críticas que levantava sobre o racismo no Brasil. Memoramos suas ideias para falar sobre o presente, pois entendemos que o aqui e o agora estão repletos de passado.

Assistir

Luto, surto ou experiência de se preparar para a guerra

Proponente: Geovanni Lima da Silva

Classificação indicativa: Livre
Duração: 14'

“Luto, surto ou experiência de se preparar para a guerra”, 2020, de Geovanni Lima é uma videoperformance de 14 minutos, que discute aspectos ligados às ancestralidades pretas, a formação das identidades afrodiaspóricas, racismo e necropolítica em tempos de Covid-19. O trabalho, de classificação livre, é um dos registros videográficos produzido pelo artista nos 14 dias de isolamento total em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus que o mesmo vivenciou.

Assistir


Sessão 13

Infantil & Criação de Histórias

31 de outubro, sábado, às 10h00

Assista aqui.

E daí ele dormiu

Proponente: Priscila Martins

Classificação indicativa: Livre/Infantil
Duração: 10'

“Me Conta que Te Conto” é um projeto de linguagem teatral que consiste em contar histórias em formato de vídeo criadas por crianças em suas casas. “E Daí ele Dormiu” é uma historia criada pelo Ícaro de 5 anos, da cidade de Campinas, que conta uma aventura na floresta entre o Lobo, a Raposa, o Homem de lata e um Zumbi, de maneira lúdica, engraçada e com um final surpreendente. Uma historia totalmente livre onde os atores interagem com a imaginação do Ícaro.

Assistir

Contos para enganar a morte

Proponente: Miguel Dahma

Classificação indicativa: Livre/Infantil
Duração: 27'

Isidoro e Geraldo são dois matutos contadores de histórias, juntos eles se desdobram entre múltiplos personagens para contar histórias de como enganar a morte de maneira bem humorada.
A video contação de história "Contos para enganar a morte" é resultado da pesquisa dos atores Miguel Damha e Renan Villela com a linguagem do teatro popular e da máscara.

Assistir


Sessão 14

Corpo, espaço e tecnologias

3 de novembro, terça-feira, às 21h00

Assista aqui.

Um esp__ço é onde

Proponente: Henrique Cesar Hokamura Silva

Classificação indicativa: Livre
Duração: 29'

O Grupo SOMA se interessa pela exploração das relações entre arte e tecnologia. Em 'um esp_ço é onde' aborda essa relação aliada às questões que surgem dentro do contexto das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de Covid-19.Com 4 videoartes, o projeto propõe momentos de riso, incômodo e reflexão e nos pergunta, porque pergunta a si mesmo: 'por que sou uma obra de arte?'

Assistir Ep.1 Assistir Ep.2 Assistir Ep.3 Assistir Ep.4

InFracta: Processos de diálogo em um ambiente multimodal

Proponente: Guilherme Zanchetta Lalier Ávila

Classificação indicativa: Livre
Duração: 15'

InFracta é uma performance multimodal que propõe um diálogo entre corpo e movimento, mediado pela tecnologia, na qual ao longo de 15 minutos de apresentação são exploradas questões de som e imagem em uma linguagem contemporânea e livre para todos os públicos.

Assistir


Sessão 15

Diaspórica

4 de novembro, quarta-feira, às 10h00

Assista aqui.

Ouvir, conhecer e dançar a cultura afro-brasileira

Proponente: Renata de Oliveira & Suelen Turíbio

Classificação indicativa: Livre
Duração: 18'

Os variados instrumentos e seus sons: como são tocados? Os diferentes ritmos, com suas vibrações e cadências: como vibram? E como o corpo dança cada ritmo desse? Que histórias as danças trazem?
Essa aula-espetáculo pretende levar ao público um pouco do universo da cultura afro-brasileira, através dos instrumentos de percussão, histórias, de variados ritmos, movimentos e coreografias.

Assistir

Jongo Filhos da Semente na Live

Proponente: Jociara Rodrigues de Souza

Classificação indicativa: Livre
Duração: 50'

Propomos a apresentação do repertório de músicas do jongo do grupo Filhos da Semente (Indaiatuba-SP) por mieo de um vídeo ao vivo (live) em uma das redes sociais do grupo,instagram @jongofilhosdasemente
Essa apresentação terá a duração de aproximadamente 50 (cinquenta) minutos, onde Jociara Souza, mestra do grupo Filhos da Semente, e Madjah, tocador e sambador, apresentarão o repertório de canções que marcam a história do grupo, de tradição do jongo de Barra do Piraí e do interior paulista, além do samba de roda do recôncavo baiano (Saubara).

Assistir


Sessão 16

Arte: entre memórias e afetos

5 de novembro, quinta-feira, às 14h00

Assista aqui.

Caderno de receitas

Proponente: Caroline Camilo Costa

Classificação indicativa: Livre
Duração: 8'

O documentário busca abordar os afetos e memórias presentes no ato de cozinhar. Através de depoimentos, fotos de família e receitas, o filme propõe um olhar subjetivo e carinhoso para essa atividade que flutua entre prazer, necessidade e obrigação.

Disponível em breve...

Assistir

Sobre um filme em família

Proponente: Jailson Ramos

Classificação indicativa: Livre
Duração: 18'

Sobre um filme em família é um documentário que tem como objetivo mostrar o cotidiano de uma família que filma a si mesma. Com aproximadamente 18 minutos de duração, o filme busca adentrar alguns dos desafios de aprender (e descobrir) a técnica e produzir uma obra audiovisual estando em confinamento social. O produto desse experimento mescla elementos do vídeo caseiro amador e de metalinguagem, num tom leve indicado para todas as idades.

Disponível em breve...

Assistir

Fênix

Proponente: Dayani da Silva Albuquerque

Classificação indicativa: Livre
Duração: 5'

O projeto Fênix tem como base um texto escrito dentro do período de isolamento social por uma das integrantes. Este projeto utiliza-se da linguagem do audiovisual para reproduzir um ambiente de camarim que é condizente com a metáfora que o texto traz entre o trabalho de um artista e o nosso momento atual de isolamento social. O trabalho tem o formato de um espetáculo com duração de 5 minutos e classificação indicativa livre.

Disponível em breve...

Assistir
 

Mesa de Encerramento "Arte e Cultura na pandemia"

06 de novembro, sexta-feira, às 10h00

Com a presença do Prof. Dr. Emerson De Biaggi, Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec e Presidente da Comissão Organizadora deste evento; do Sr. Cássio Quitério, Produtor Cultural no Sesc Campinas, instituição parceira na realização deste festival; e Srª. Cassiane Tomilhero, Presidente do Fórum Permanente de Cultura de Campinas; com a Mediação do Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Coordenador Geral de Cultura da Diretoria de Cultura da Unicamp.
 
 
 

Sessões 1–8 | Sessões 9–16